Bem-Estar > Motivação

Dia Internacional da Felicidade: veja razões para comemorar

Por Redação Doutíssima 20/03/2015

Já imaginou um país em que, ao invés de ter adotado como índice o Produto Interno Bruto (PIB) adotasse o Felicidade Interna Bruta (FIB)? Não, não é um conto de fadas. Essa nação existe: o Butão, pequeno reino do Himalaia, cuja iniciativa motivou, pela ONU, a criação do Dia Internacional da Felicidade, comemorado em 20 de março.

 

A origem do Dia Internacional da Felicidade

 

A proposta surgiu em 1972, quando os governantes do Butão incorporaram ao estudo do crescimento econômico também aspectos psicológicos, culturais, ambientais e espirituais.

 

Os membros da ONU aprovaram a ideia e concordaram que um ambiente saudável, com tratamento igualitário e condições mínimas de sobrevivência é imprescindível para que o ser humano seja feliz.

 

Assim, acordaram, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio +20, em 2012, que seria adotada uma abordagem equilibrada, integrando três pilares: crescimento econômico, desenvolvimento social e proteção ambiental. Junto a isso, instituíram o Dia Internacional da Felicidade.

 

dia-internacional-da-felicidade

No Butão, não faltam motivos para expressar a felicidade. Foto: iStock, Getty Images

Para curtir o Dia Internacional da Felicidade

 

Para muitos, ela é apenas o simples ato de se sentir bem. Segundo especialistas, a felicidade não é uma sensação eterna, ela é um estado de êxtase, que se atinge em determinados momentos de extremo prazer. A felicidade não é permanente porque não dá para estar bem o tempo todo.

 

Considerando essa particularidade, eleja um dia para refletir sobre o que o faz feliz e como buscar ser uma pessoa melhor, mais tranquila. Que tal colocar como marco para essa reflexão e começar hoje a planejar um amanhã melhor?

Seja realmente prático e comece por uma noite o mais relaxante possível. Se estiver com dificuldade em dormir, busque ajuda na meditação e pense que o amanhã será dedicado a descobrir hábitos que o leve à felicidade.

No dia seguinte, acorde cedo, estique-se, alongue-se e, se for possível, realize uma caminhada depois do café. Estabeleça que o dia é dos pensamentos positivos e das energias boas, que só esses sentimentos vão ocupar sua mente durante todo o dia e, quem sabe, você goste tanto que mude os hábitos para o resto da vida.

 

dia internacional da felicidade

Coloque a felicidade em prática nas pequenas ações do seu dia. Foto: iStock, Getty Images

 

Evite trânsitos intensos e procure novos caminhos. Você pode acabar descobrindo lugares fantásticos. Se for um dia de folga, procure estar em contato com a natureza. Tente parar várias vezes a correria para respirar profundamente e repetir para si mesmo que você é uma pessoa feliz.

 

Pense que a felicidade é estar cercado de pessoas de quem você gosta. Dedique mais do seu tempo para elas nesse dia. Tenha mais tempo para ser feliz. Quem sabe aplicando a felicidade nas coisas simples e pequenas, você descobre que passou anos andando na contramão da sua?

 

Só por um dia, esqueça as aspirações financeiras. Oito estudos independentes concluíram que viver experiências faz mais pessoas felizes do que consumir produtos. Vamos fazer um teste?

Do que você lembra primeiro, sua última compra ou a sua última viagem? E, então, que tal partir para as experiências e comemorar em alto nível o Dia Internacional da Felicidade? Lembre-se: ser feliz depende de você!

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!