Clínica Geral > Saúde

Dor na nuca? Saiba o que ela pode significar

Por Redação Doutíssima 20/03/2015

Você sofre com a dor na nuca? Fique atento: talvez seja um simples desconforto causado pela má postura, mas ela também pode ser relacionada como sintoma de algo mais grave. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Estudos da Dor, essa é uma condição que atinge entre 30% e 50% da população.

Se você sente dores na região cervical com alguma frequência, é indicado que busque uma avaliação médica para obter o tratamento adequado.

dor na nuca

Dor na nuca é sintoma que não deve ser negligenciado; busque auxílio médico. Foto: iStock, Getty Images

O que causa a dor na nuca?

Os ossos, os ligamentos e os músculos do pescoço apoiam a sua cabeça e permitem o movimento. Qualquer anormalidade, inflamação ou lesão nessas áreas é capaz de provocar dor na nuca ou rigidez. Veja quais as condições mais comuns que causam dor deste tipo:

Tensão muscular

Geralmente, ela ocorre devido às atividades e aos comportamentos cotidianos, tais como má postura, ficar muito tempo em uma mesma posição, dormir em uma posição ruim e fazer exercícios vigorosos com o pescoço. Na maioria dos casos, não acompanha outros sintomas.

 

Articulações desgastadas

 

Assim como todas as outras articulações do seu corpo, as situadas no pescoço tendem a sofrer desgaste com a idade, o que pode causar osteoartrite, que gera também dor na nuca.

Lesões

 

Muitas vezes, acidentes de trânsito resultam em ferimentos no pescoço, que ocorrem quando a cabeça é empurrada para trás e depois para frente, esticando os tecidos moles além de seus limites.

Fibromialgia

 

Essa é uma condição que causa dor muscular em todo o corpo, inclusive na região cervical. Porém, pode vir acompanhada de dores localizadas em outras partes do corpo.

Mielopatia cervical

 

Ocorre quando o canal medular na parte de trás do seu pescoço estreita, fazendo pressão sobre a medula espinhal – e pode resultar em dor na nuca e dormência ou fraqueza em mãos, braços, pernas e pés.

Tumores

 

Um tumor na região cervical da coluna vertebral pode causar uma dor localizada, pois, conforme cresce, ele comprime diferentes nervos nesse local.

Meningite

 

dor na nuca, quando acompanhada de rigidez, é um sintoma primário dessa infecção, que pode ser fatal. Se a sua dor e rigidez na região cervical for seguida de febre e vômito, consulte o médico imediatamente.

Falta de magnésio no organismo

 

O magnésio é um mineral que desempenha papel importante no funcionamento do organismo. Pesquisadores ligam a deficiência de magnésio a cólicas, contrações musculares, tensão muscular e dores nas costas e na nuca.

Como prevenir e tratar a dor na nuca

Para prevenir uma dor na nuca, evite ficar muito tempo em uma mesma posição e dormir em uma posição desconfortável. Também alongue a região cervical algumas vezes ao dia.

Se você sente dor na nuca sem motivo aparente ou outro sintoma, é possível amenizá-la com alguns cuidados. Um banho quente pode aliviar dores nas articulações e relaxar a tensão muscular, assim como uma massagem e aplicar gelo no local.

Caso os sintomas persistam por mais de uma semana, consulte um médico. Você também deve buscar um profissional especializado se, além da dor, tiver outros sintomas, como nódulo no pescoço, febre, náuseas, vômitos, fraqueza, dormência, formigamento, incapacidade de mover seus braços ou mãos e disfunção intestinal.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!