Zen

Descubra como a meditação shinsokan pode proporcionar bem-estar

Por Redação Doutíssima 21/03/2015

Que tal praticar 30 minutos diários de meditação shinsokan? Essa técnica trabalha o espírito no combate ao cárcere mental e ao sofrimento. Além disso, ela faz parte da filosofia Seicho-No-Ie, que enfatiza a projeção de pensamentos e a procura pela verdadeira essência humana.

 

Mas antes de tratar sobre a meditação shinsokan ou sobre o combate ao cárcere mental, vale apontar estudos científicos relacionados à meditação, que, ao contrário do que muita gente pensa, não é apenas uma simples prática religiosa que culmina no bem-estar espiritual, mas um tratamento eficaz para diversas patologias.

meditacao shinsokan

Meditação pode ajudar no combate à ansiedade emocional. Foto: iStock, Getty Images

Conheça a meditação shinsokan

Existe um bem espiritual que a meditação proporciona. No livro “Meditação Shinsokan é Maravilhosa”, Seicho Taniguchi aponta benefícios que vão desde a renovação diária de ânimo e vigor, até a sensação de plenitude, passando pela conquista do auge do estado mental, a intensificação da força e a coragem para superar dificuldades e infortúnios.

São benefícios que se alcançam com o combate ao cárcere mental, que, por sua vez, é uma forma de sofrimento humano. Nesse processo, a ansiedade se alia aos complexos e os confrontos tornam-se frequentes.

Diante de tal cenário, fica difícil de controlar o próprio espírito e você acaba refém dos pensamentos negativos, amarras que tornam pessoas prisioneiras da sua própria mente, onde deveriam ser livres.

Os pensamentos negativos acabam gerando emoções também negativas e aprisionam a mente no medo, na insegurança e na impossibilidade. O caminho da meditação shinsokan é uma proposta da Seicho-No-Ie para superar essa condição.

A meditação shinsokan propõe um treinamento da mente por 30 minutos diários, com o intuito de transformar aspirações em Vontade Divina. Isso é feito perguntando a Deus,  o “Eu Verdadeiro” que se aloja dentro de você. Então, seria nesse momento, pela meditação, que ouviríamos a vontade de Deus.

Para chegar aos 30 minutos de meditação diária, o caminho é de persistência, pois não se trata de uma tarefa tão fácil. Entretanto, qualquer um pode chegar lá. O hábito é o caminho. E, então, o que está esperando para começar?

 

Estudos científicos e meditação shinsokan

Os estudos científicos relativos a todas as formas de meditação caminham por seis áreas: a redução do estresse, o efeito no sistema cardiovascular, na insônia e distúrbios mentais, no alívio da dor e na melhora tanto do sistema imunológico quanto da concentração.

Entre esses estudos, pesquisadores da Universidade da Califórnia analisaram o nível de adrenalina, cortisol e endorfinas antes e depois de um grupo de voluntários meditar.

Foi comprovado que, quanto mais profundo o estado de relaxamento, menor a produção de hormônios do estresse e maior a produção de endorfinas, ligadas à sensação de felicidade.

Em outro levantamento da Universidade da Califórnia, mediu-se o acúmulo de gordura nas artérias de 30 pessoas com pressão alta. Após sete meses de meditação de 20 minutos diários, a quantidade de gordura estava menor no grupo que meditou, em relação ao outro grupo analisado pelo estudo.

 

Em algumas escolas, a meditação vem sendo usada como ferramenta para melhorar a concentração e o desenvolvimento cognitivo dos alunos, com bons resultados, como ganho de tranquilidade e foco.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!