Esporte

Perca peso jogando vôlei feminino

Por Redação Doutíssima 22/03/2015

Deixar o sedentarismo de lado nem sempre é fácil. Você já tentou o vôlei feminino? A prática pode funcionar para quem não tem aquela disposição de encarar todos os dias a academia lotada ou para quem acha exercício físico a atividade mais monótona do mundo.

 

Se você faz parte desse grupo que não curte academia, em 1895, nos Estados Unidos, criaram esse esporte que pode te ajudar a sair da frente do computador. Além de muito divertido, desenvolve força, concentração e coordenação motora.

Uma só partida de quadra de vôlei feminino queima cerca de 600 calorias. O vôlei de praia vai mais longe, queima até 900.

volei feminino

Prática de vôlei é uma alternativa divertida para deixar o sedentarismo de lado. Foto: iStock, Getty Images

Além disso, algo muito interessante é que a prática regular de vôlei feminino ajuda a melhorar a performance no sexo segundo um estudo de 2012 da Universidade de Ankara na Turquia. Ficou interessada? Veja como funciona o esporte.

Benefícios do vôlei feminino

Os benefícios da prática de qualquer esporte são inúmeros, e quem ganha não é só a saúde física, mas também a mental. O vôlei é uma atividade benéfica para pessoas de todas as idades, uma vez que a intensidade da partida pode ser definida conforme a idade e preparo físico dos jogadores.

 

Ao longo de uma partida de vôlei feminino, é trabalhado um grande grupo muscular, que inclui tríceps, abdominais e musculatura dos antebraços. Além disso, os membros inferiores estão em constante movimento, trabalhando o corpo todo.

 

Movimentos do vôlei feminino

Basicamente, o vôlei feminino funciona com dois times com seis jogadores cada, em constante rodízio de posição, com a função de evitar que a bola caia no chão da sua quadra em três toques, antes de passar para o outro lado.

 

1. Saque

A partida inicia com o saque. Para esse movimento, o jogador deve se posicionar atrás da linha de fundo da quadra. Seu objetivo é fazer com que a bola atravesse por sobre a rede e caia na quadra do time adversário. Se isso acontecer, é marcado ponto para a equipe que sacou e o mesmo jogador faz o saque novamente.

 

2. Passe

Acontece quando uma equipe recebe a bola sacada pelos adversários. Esse movimento pode ser feito em qualquer lugar da quadra. O jogador passa a bola para o levantador, que vai prepará-la para o ataque.

 

3. Levantamento

Esse costuma ser o segundo movimento depois que a bola chega na quadra de uma equipe. Depois de ser recebida, ela é lançada ao levantador, que a empurra para cima, visando mantê-la em uma altura suficiente para que o atacante mande-a para o campo adversário.

4. Ataque

Costuma ser o terceiro toque de um time na bola antes de devolvê-la ao time adversário. Esse movimento deve ser feito o mais próximo possível da rede do meio de campo. É feito no salto do jogador, que projeta seu corpo para frente, e com o máximo de força possível, manda a bola para o outro lado da rede.

 

5. Bloqueio

O bloqueio é quando a bola vem de um ataque e é defendida por um ou mais jogadores, que se projetam junto à rede, em um salto com as mãos para cima, visando evitar que a bola passe pela rede e ainda que ela caia na quadra do adversário, o que rende um ponto.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!