Dieta

Saiba como funciona a dieta dos carboidratos

Por Redação Doutíssima 22/03/2015

Na busca pelo corpo perfeito, a dieta dos carboidratos é a nova queridinha dos famosos e tem conquistado novos adeptos. Em um mundo com 30% de obesos, segundo estudo da Universidade de Washington, publicado em 2014, as pessoas têm buscado soluções mirabolantes. Você se enquadra entre elas?

 

As dietas restritivas, incluindo aqui a dieta dos carboidratos, têm somado adeptos no mundo inteiro. A eliminação de peso é rápida. Mas será que vale a pena tanto esforço e restrição alimentar? Saiba mais sobre ela!

 

dieta dos carboidratos

Organizações reconhecidas não indicam dieta que reduz carboidratos de refeições. Foto: iStock, Getty Images

Como funciona a dieta dos carboidratos

 

O princípio da também conhecida como dieta Atkins – numa referência ao seu criador, o cardiologista Robert Atkins -, é a drástica redução dos carboidratos do cardápio. Segundo a teoria do médico, ao excluir essa fonte de energia do organismo, o corpo precisa trocá-la pelas reservas de gordura, e é assim que se dá a perda de peso.

 

O cardápio é composto por proteína e gordura (carnes, óleos, manteiga e produtos lácteos), num processo formado por quatro fases: a indução, a perda de peso contínua, a pré-manutenção e a manutenção.

 

Na primeira fase, em até duas semanas, é permitido o consumo de carnes, queijos e produtos ricos em gordura, e alguns vegetais com baixo teor de carboidratos, como brócolis, tomate e alface, mesmo assim limitados a três porções pequenas por dia.

 

A segunda fase da dieta dos carboidratos, chamada de perda de peso contínua tem o objetivo de descobrir o quanto de carboidratos você pode ingerir, sem parar de eliminar peso. Essa fase vai até que você esteja entre três e cinco quilos da sua meta de peso.

 

Na fase de pré-manutenção, você descobre quanto pode comer de carboidrato sem ganhar peso. Aqui, se pode adicionar 10 gramas de carboidrato por dia à dieta. Dura de dois a três meses. Já na manutenção, o objetivo é manter os hábitos alimentares adquiridos com o acréscimo de 100 gramas de carboidrato diários.

 

Alimentos permitidos e proibidos

 

Entre os alimentos permitidos estão a abobrinha, alface, atum, aves, bacalhau, bacon, brócolis, café, carne em geral, cenoura (uma por dia), chás,  cogumelo, couve, frango e gelatina diet. Também limão, linguiça, frutos do mar, omelete, ovos, peixes, pepinos, pimentão, presunto, queijos industrializados, repolho, sopa de legumes, tomate (três por dia) e vagem.

 

Entre os alimentos proibidos da dieta dos carboidratos, estão arroz, feijão, bolachas, açúcar, farinhas e derivados, mandioca, achocolatados, sagu, batatas, apresuntados, beterrabas, ervilha, quibe, queijo, milho-verde, maisena e massas.

 

Prós e contras da dieta dos carboidratos

 

1. Lado bom da dieta

 

As proteínas têm digestão lenta, portanto, vão deixar mais tempo de sensação de saciedade. Além disso, não há restrição de quantidade, apenas de tipos de alimentos e a redução de peso ocorre em curto prazo.

 

2. O lado ruim

A ingestão de carboidratos fica abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é entre 55% a 75% das calorias totais do dia. Com a conversão de gordura em energia, o organismo libera corpos cetônicos, que, em altos níveis, prejudicam as células e causam mau hálito.

 

Além disso, o grande consumo de alimentos proteicos eleva os níveis do colesterol ruim, favorecendo a ocorrência de problemas cardiovasculares. E seu consumo em excesso pode ocasionar sobrecarga renal.

 

Outras organizações respeitáveis também se posicionaram contra a dieta dos carboidratos, como a American Heart Association e a American Cancer Society, que apontam possíveis efeitos colaterais sérios, como aneurismas, diabetes e obesidade.

 

Então, a dica é ficar alerta e sempre buscar orientação profissional antes de aderir a qualquer dieta.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!