Receitas

Uma bebida do bem! Conheça 8 receitas de chá detox

Por Redação Doutíssima 22/03/2015

Você já deve ter ouvido sobre chá detox e outras formas de desintoxicar o organismo. As promessas dessas bebidas vão desde a saúde do corpo até o tão sonhado efeito emagrecedor.

 

Segundo informações do Hospital Israelita Albert Einstein, o chá pode proporcionar um  momento de relaxamento e ser um hábito muito saudável. Dependendo da folha, o líquido oferece nutrientes que ajudam o organismo, como é o caso do chá detox.

Mas, afinal, você sabe o que significa o termo detox? Pois nós vamos não só falar um pouco mais sobre este processo, como também repassar oito receitas de chá detox para você experimentar.

cha detox

Chás de coentro e de alho podem ajudar a eliminar toxinas presentes no organismo. Foto: iStock, Getty Images

Efeito do chá detox

A maioria das pessoas tem o organismo intoxicado e inflamado. As toxinas estão em toda parte, desde os alimentos até no ar. Acumuladas nos tecidos do corpo, causam problemas de pele, inchaço, dor de cabeça, gases, intestino preso e memória ruim.

 

Normalmente, o próprio organismo desintoxica, mas quase sempre a quantidade de toxinas é tão grande que o corpo não dá conta. É aí que entra o chá detox. É uma faxina no organismo, eliminando toxinas, promovendo o bem estar e saúde do corpo.

O chá detox pode e deve ser tomado todos os dias, mas sem exagero. Tente fazer uma parceria com uma dieta balanceada, incluindo alimentos que também potencializem o efeito desintoxicante e beba muita água.

 

Receitas de chá detox

1. Chá de raiz de bardana

A bardana tem muitos benefícios de desintoxicação, além de fortalecer o sistema imunológico e ajudar na purificação do sangue. Permite uma melhora no funcionamento do fígado, regulando o sistema digestivo e acumulando menos toxinas.

 

2. Chá de coentro

É uma erva que auxilia o sistema digestivo e ajuda o corpo a processar alimentos, quebrá-los, usar seus nutrientes, e eliminá-los de forma eficiente, num processo que limpa e cura o corpo.

 

3. Chá de dente-de-leão

Pode ser muito purificante para o corpo, e está comprovado pela ciência. O dente-de-leão aumenta os níveis de uma enzima desintoxicante no corpo, e ajuda o organismo a se livrar de toxinas que causam câncer. E o sabor também é bom.

 

4. Chá de alho

Ele definitivamente vai trabalhar para limpar o corpo, pois tem vitaminas específicas para isso. Também contém enxofre, o que auxilia o organismo a se desintoxicar.

 

5. Chá de gengibre

É uma raiz que limpa. É ideal para tomar todas as manhãs para começar o dia, como um ajudante no meio da tarde ou como algo para aquecer antes do jantar.

 

6. Chá verde

Pelo menos uma xícara de chá verde deve ser consumida diariamente. Há muitos antioxidantes nele que ajudam o corpo a combater radicais livres e outras toxinas. O benefício é que o corpo naturalmente se livra do excesso de peso.

 

7. Chá de açafrão

Estimula o fígado e vesícula a criarem mais bile, o que ajuda a quebrar toxinas e eliminá-las. É uma ótima forma de corrigir seu sistema digestivo.

 

8. Chá de absinto

Ajuda a levar a bile para fora do fígado e do corpo, desintoxicando. O absinto é um chá que você pode tomar diariamente para se certificar de que está produzindo bile suficiente, e que ela está saindo do seu sistema.