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Exercícios

Conheça os benefícios do treino funcional e modele seu corpo

Por Redação Doutíssima 23/03/2015

Certamente, você já ouviu falar de treino funcional. Mas você sabe o que essa atividade significa? Queridinho entre as famosas, como Ivete Sangalo, Sabrina Sato e Juliana Paes, ele usa o peso do próprio corpo como principal equipamento.

Bolas, elásticos e discos de equilíbrio também são acessórios que podem ser usados durante o treinamento. Os exercícios funcionais podem ser feitos para quem busca perda de peso, melhora da força muscular, flexibilidade e aptidão cardiorrespiratória. O melhor: são feitos pensando nas necessidades e peculiaridades de cada pessoa que irá praticá-lo.

 

treino funcional

Exercício funcional pode melhorar flexibilidade e equilíbrio corporal. Foto: iStock, Getty Images

Treino funcional garante resultados rápidos

 

Independentemente de quais sejam os objetivos pretendidos com a atividade, quem opta por um treino funcional conquista resultados rápidos. Isso acontece porque o treinamento é personalizado e considera o ritmo de cada pessoa.

 

Nele, o preparador físico organiza uma série que é chamada de tarefa. A pessoa pode puxar, arremessar ou empurrar algum peso. Agachamentos e levantamento do próprio corpo também são exercícios previstos. Por isso, esse tipo de treinamento acaba se tornando mais interessante.

 

Podendo ser praticado por pessoas de todas as faixas etárias, ele também é alternativa para quem está buscando flexibilidade, equilíbrio, força e coordenação motora.

Segundo o livro Functional Training for Sports, esse tipo de treino não é feito com a intenção de ficar forte e grande. Ele tem o intuito de ajudar a reduzir lesões e a melhorar a performance do praticante.

Treino funcional é ótimo para perda de peso

 

O treino funcional proporciona uma queima calórica intensa. Para se ter uma ideia, uma hora de exercícios focados elimina 900 calorias. O mesmo tempo dentro de uma piscina queima metade desse valor – isso se as braçadas forem em ritmo acelerado.

 

Os educadores físicos acreditam que essa queima calórica intensa acontece porque os treinos funcionais são dirigidos e focados. Além disso, raramente eles se repetem, o que dificulta para o cérebro criar a memória do exercício.

 

Os treinos funcionais também podem ter circuitos contendo saltos, exercícios de pilates, giros, agachamentos e outros aparelhos que auxiliem na realização das atividades.

 

Tipos de treinos

 

Existem dezenas de possibilidades para montar treinos funcionais. Se pensarmos que basta ter uma tarefa específica e pensada individualmente para cada aluno, é fácil concluir que o treinamento funcional abre um leque enorme de séries. Independente disso, essa atividade pode ter vários tipos. Veja os preferidos das celebridades:

 

1. Para secar a barriga

A atriz Giovanna Ewbank é uma das adeptas do treino funcional e, para secar a barriga, seu educador físico prioriza os movimentos suspensos. Usando equipamentos especiais, as atividades são feitas no ar, tendo o peso do próprio como principal estimulador do trabalho muscular da região.

 

2. Beach training

 

Esse é o tipo de treino funcional preferido da atriz Fernanda Souza e também um dos que mais queimam calorias. Deslocamento entre cones e corrida na areia são as principais atividades do beach training.

 

3. Exterminadora de gordura

Nesse tipo de treino, é pensado um circuito com dez exercícios, feitos sem intervalo de descanso entre um e outro. Entre os preferidos da cantora Ivete Sangalo, esse treinamento começa com uma atividade muito fácil e termina com um muito forte. Ele não é indicado para quem está começando.

 

 

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