Especialidades

Descubra como evitar infecção urinária com medidas simples

Por Redação Doutíssima 24/03/2015

A infecção urinária, também conhecida como cistite, é um quadro incômodo, que gera dor e que se manifesta de forma predominante entre as mulheres. Segundo informações da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 50% delas terão cistite pelo menos uma vez na vida. Diante dessa realidade, saber como evitar infecção urinária é fundamental para proteger a sua saúde.

 

Incidência da infecção urinária

A cistite tem como causa a infecção por bactérias, fungos ou vírus. A maioria não é considerada complicada, uma vez que não ocorrem complicações maiores em decorrência delas.

 

A infecção urinária ocorre em pelo menos 3% das meninas e 1% dos meninos até os 10 anos de idade. Mulheres em atividade sexual terão pelo menos uma vez a cada dois anos. Já no sexo masculino, em média, ocorrem cinco a oito casos por 10.000 homens, quase sempre resultantes de fatores obstrutivos, diabetes mellitus e rim policístico.

como evitar infeccao urinaria

Ingerir água e urinar com frequência podem ajudar a evitar infecção urinária. Foto: iStock, Getty Images

Como se adquire a infecção urinária

As mais frequentes são causadas por germes da flora bacteriana, provenientes do intestino. Nas mulheres, essas bactérias contaminam o introito vaginal e, depois disso, fica fácil o acesso pela uretra até a bexiga. É aí que ocorre uma verdadeira guerra com as defesas do organismo. Se as bactérias vencerem, a infecção urinária se desenvolve.

 

Por mais que se esforce em aprender como evitar infecção urinária, muitas vezes, as pessoas têm fatores que facilitam a contaminação. A imunidade baixa e a falta de uma higiene íntima adequada são dois dos principais fatores de infecção.

 

As mulheres com intensa atividade sexual têm maior risco de invasão bacteriana pelo uso de espermicidas, diafragma e chuveirinho.

Os homens são menos infectados porque é mais difícil contaminar a uretra, que é longa e está fora de contato com a região perianal.

 

Saiba como evitar infecção urinária

Para evitar a infecção ou diminuir as chances de contágio, algumas medidas importantes podem ser adotadas. Outras devem ser adotadas como hábito e são indicadas para evitar também outras patologias. Entre elas, beber líquido em abundância, acima de dois litros de água por dia, é bastante saudável.

 

Segundo informações do Hospital Israelita Albert Einstein, ingerir bastante água pode dar uma ajuda de até 70% para quem quer saber como evitar infecção urinária.

 

Além disso, especialistas orientam que o intervalo ideal para urinar é a cada três horas, pelo menos. O sexo seguro, com uso de camisinha e urina após as relações sexuais também entram na relação de prevenção para evitar infecção urinária.

 

Especialmente para as mulheres, é recomendada a higiene de frente para trás depois de defecar, lavar a região perianal após as evacuações, evitar o uso de absorventes internos e também de diafragma, espermicidas e chuveirinho.

 

Como evitar infecção urinária com vacina

Atualmente, o mercado já apresenta uma vacina em forma de comprimidos que promete ser um combatente eficaz para a doença.

O medicamento é feito a partir de princípios ativos extraídos de Escherichia coli, que estimula as defesas naturais do organismo. O medicamento Uro-vaxom é produzido pelo laboratório Apsen Farmacêutica e seu custo varia entre R$ 70,00 e 100,00.

 

Conheça os sintomas

Se não foi possível evitar infecção urinária, então, que seu diagnóstico seja rápido. Identifique os sintomas e ficará mais fácil de tratar.

Pacientes com cistite apresentam maior frequência para urinar, dor na bexiga, ardência e dificuldade para urinar. A urina pode apresentar mau cheiro e raias de sangue. O tratamento é feito com antibióticos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!