Especialidades

Saiba quando é preciso recorrer a um mapeamento de retina

Por Redação Doutíssima 24/03/2015

Doenças oculares causam preocupação nas pessoas. É natural, afinal, ninguém quer deixar de enxergar as maravilhas do nosso planeta. Para a prevenção e mesmo o diagnóstico de muitas delas é que existe o mapeamento de retina. O exame detecta com precisão as queixas mais comuns. Ele é rápido, simples e pode salvar a sua visão.

Como é feito o mapeamento de retina

Como o próprio nome diz, é um exame para verificar se algo está errado com a retina e toda estrutura do fundo do olho. Lá é o único lugar do corpo humano que é possível examinar nervos e vasos sanguíneos sem qualquer procedimento invasivo.

mapeamento de retina

Exame que verifica retina e fundo de olho sempre deve ser feito por míopes. Foto: iStock, Getty Images

O melhor do mapeamento de retina é que ele é um exame indolor, embora a luz forte possa causar algum incômodo. É feito em clínicas especializadas e pode custar até 300 reais.

O médico utiliza o oftalmoscópio indireto e uma lente. Ele segura essa lente entre o olho e o aparelho e, por meio dela, é possível ver toda a estrutura interna ocular.

O paciente deve sempre ir acompanhado, pois o procedimento envolve o dilatamento da pupila, o que impede a pessoa de enxergar por algumas horas, tornando a sua locomoção pela rua arriscada.

Tipos de doenças detectadas

O exame de retina não serve apenas para detectar doenças oculares, mas também para prevenir e dar maior precisão a procedimentos cirúrgicos.

Segundo informações do Hospital dos Olhos Santa Beatriz, no Rio de Janeiro, é possível, a partir desse exame, realizar procedimentos a laser que diminuem em até 80% a chance de a pessoa ter descolamento de retina, por exemplo.

Com o mapeamento de retina, é possível ver o quanto as doenças que afetam vários órgãos (sistêmicas) atacam os olhos. Diabetes, hipertensão, doenças do sangue, dos nervos podem trazer alterações oculares e esse exame acompanha toda evolução. Dessa forma, o médico pode encontrar o melhor tratamento para evitar danos maiores.

O mapeamento de retina consegue detectar todas as mudanças dessa estrutura causadas por medicamentos, intoxicações, inflamações ou degenerações em geral. Por isso, ele é importante em qualquer idade.

Quando se deve fazer o mapeamento de retina

Por ser um procedimento simples, ele não possui contraindicação. O  médico pode indicar a você quando há queixas que podem estar relacionadas a alguma alteração na estrutura interna do olho.

Se você é diabético, hipertenso ou sofre de alguma doença reumática, é bem provável que tome alguma medicação. Em geral, elas ajudam no tratamento, mas prejudicam a retina. Nesses casos, esse exame pode acompanhar se há algum dano na estrutura ocular.

Pessoas acima de 50 anos, à medida em que a idade avança, podem ter problemas oculares. Míopes devem fazer o mapeamento de retina com mais frequência.

A retina da pessoa que sofre de miopia é mais frágil e pode apresentar lesões, as quais podem ocasionar o deslocamento da retina. Esse deslocamento pode causar cegueira. Se você for fazer um procedimento cirúrgico nos olhos, deve realizar esse exame.

 

O importante é sempre conversar com o seu médico e, caso ele indique esse procedimento, fazê-lo o quanto antes e sem medo, pois ele não oferece riscos e ainda pode salvar a sua visão.