Receitas

Veja como escolher ovo de Páscoa sem lactose

Por Redação Doutíssima 25/03/2015

O seu filho tem alergias alimentares e você precisa escolher um ovo de Páscoa sem lactose? Essa missão talvez seja mais fácil do que você pensa, já que muitas empresas estão oferecendo esse tipo de produto.

Para não errar, porém, existem algumas características que necessariamente você deve levar em conta antes de fazer a sua escolha.

Conhecer bem as indicações do rótulo de um ovo de Páscoa sem lactose é fundamental, além de ter um cuidado especial com o sabor, que pode não ser igual ao chocolate tradicional. Por isso, peça sempre uma degustação para ver se ele é saboroso.

ovo de pascoa sem lactose

Ovo de Páscoa sem lactose é opção para quem tem alergia alimentar. Foto: iStock, Getty Images

Como reconhecer um ovo de Páscoa sem lactose

Para não ter erro na escolha do ovo de Páscoa sem lactose, é preciso dar a devida atenção ao rótulo do produto. É ali que está a indicação se ele possui lactose ou não. Além disso, você deve ainda olhar a composição do chocolate para confirmar que não existe nenhum derivado do leite entre os ingredientes.

Flávia Machioni, autora do blog Lactose Não, dá algumas dicas sobre como saber se um chocolate é realmente sem lactose. Em primeiro lugar, ela indica que devem ser observadas as porcentagens de cacau, alertando que, quanto maior a porcentagem, mais amargo será o chocolate.

Outro ponto ressaltado pela blogueira é a verificação da lista de ingredientes, para identificar se realmente não existe leite na composição. Além disso, observe se leite em pó, soro do leite,ou qualquer tipo de leite/derivado não aparece no rótulo.

A blogueira ensina, por fim, que as opções de soja, castanhas ou arroz não possuem leite de vaca na sua composição.

Não encontrou um ovo de Páscoa sem lactose?

Se você não encontrou um ovo de Páscoa sem lactose para o seu filho, não se preocupe. É possível incluir outros itens na cesta. Por exemplo, um jogo, um livro, um filme ou um vídeo, quem sabe adesivos e lápis, acessórios para cabelo ou quaisquer outras bugigangas divertidas?

Além disso, você pode apostar em doces que não contenham leite, ou outros tipos de alimentos que ele possa comer com segurança.

É possível, também, encontrar alguns bombons realmente sem lactose e colocá-los dentro de um ovo de plástico.

Se você tiver mais filhos, ou vai entregar o presente perto de outras crianças, certifique-se de usar o mesmo método para todos – embora possa utilizar bombons de chocolate comum para quem não tem intolerância ou alergia alimentar.

Produtos sem lactose: por que eles são necessários?

Muitas pessoas têm intolerância à lactose ou alergia alimentar ao leite. No primeiro caso, o organismo não digere a lactose facilmente, um tipo de açúcar natural encontrado no leite e seus derivados. Já na alergia, o sistema imunológico reage exageradamente a certos alimentos.

Nesses casos, é necessário evitar o consumo de laticínios. Em datas como a Páscoa, porém, nas quais é característica a troca de chocolates, talvez essa não seja uma tarefa tão fácil, sobretudo para as crianças.

Justamente pensando nisso, e para atender pessoas que sofrem com esses problemas, muitas marcas brasileiras têm apostado em diferentes tipos de ovo de Páscoa sem lactose. Sempre é bom fazer a alegria do seu filho sem deixar de lado a sua saúde, não é mesmo?

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!