Estética

Micropigmentação fio a fio: conheça esta técnica

Por Redação Doutíssima 25/03/2015

Já ouviu falar da micropigmentação fio a fio? Saiba que essa técnica talvez seja a solução para ter sobrancelhas perfeitas. A sobrancelha desempenha um papel importante no visual, já que acentua a forma dos olhos e complementa os contornos das bochechas.

 

De acordo com uma pesquisa realizada em 2014 pela QCV na Inglaterra, as britânicas gastam mais de sete bilhões de reais por ano para deixarem a sobrancelha perfeita.

 

No entanto, em razão de excesso de retirada de pelos ou problemas de saúde, muitas pessoas não têm sobrancelhas ou as têm com falhas, e é aí que a micropigmentação fio a fio pode ser a solução.

 

A micropigmentação fio a fio é indicada a qualquer pessoa que se sinta desconfortável com as suas sobrancelhas. Porém, ela é especialmente útil para aquelas que não têm tempo para maquiá-las diariamente e estão em busca de mais simetria em suas características faciais.

 

micropigmentacao fio a fio

Pigmentação de sobrancelha fio a fio pode ser útil para quem tem falhas nos pelos. Foto: iStock, Getty Images

 

Como funciona a micropigmentação fio a fio?

Uma das soluções mais comuns para quem não tinha os pelos da sobrancelha era utilizar métodos como a maquiagem definitiva, que usa um processo semelhante ao da tatuagem.

Em outras palavras, os pigmentos de cor penetram nas camadas profundas da pele, o que não proporciona um resultado natural e, muitas vezes, faz com que a cor varie com o passar do tempo.

No entanto, com os avanços das técnicas associadas à beleza, surgiu a micropigmentação fio a fio. Trata-se de um método de preenchimento ou correção de falhas que atinge apenas a camada superficial da pele.

O processo envolve pigmentos hipoalérgicos que são inseridos na camada dérmica da pele. Depois do processo de cura, esse pigmento fica na pele por cerca de um ano a um ano e meio, dependendo da idade e do tipo de pele.

Outra diferença importante da técnica em relação a métodos antigos de maquiagem definitiva e também da própria micropigmentação, é que no procedimento fio a fio a sobrancelha é preenchida com um desenho imitando os fios naturais da sobrancelha, o que proporciona um resultado nada artificial.

O que acontece na micropigmentação fio a fio?

Primeiro, a sua esteticista irá definir o formato e a cor que serão usados, para que o resultado fique igual ao desejado e o mais natural possível. Por isso, nesse momento é importante ter o máximo de informações sobre o procedimento.

Dependendo da área a ser tratada e da sua tolerância a sentir dor, um creme anestésico pode ser aplicado para ajudar a minimizar o desconforto. Assim, será feita a marcação, criando um modelo do procedimento para a sua aprovação.

Então, os pigmentos selecionados são misturados e aplicados na pele através de um pequeno aparelho em formato de caneta.

Qual é o resultado?

Em um primeiro momento, suas sobrancelhas ficam escuras, mas com o tempo, a cor vai clarear em cerca de 50%. Além disso, a profissional indicará uma pomada para ajudar no processo de cicatrização.

Apesar de não ser muito invasivo,a micropigmentação fio a fio é capaz de causar um pouco de vermelhidão e inchaço, que devem passar logo nos primeiros dias. Porém, se depois de um tempo você não gostar do resultado, pode passar por uma despigmentação da sobrancelha.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!