Especialidades

Refluxo provoca sensação de azia, queimação e mal-estar

Por Redação Doutíssima 25/03/2015

Sintomas como azia, queimação e mal-estar, regurgitação e até mesmo manifestações que não parecem relacionadas, como tosse e infecções respiratórias frequentes, podem ser o sinais de que seu estômago não está funcionando da maneira que deveria. O refluxo é mais comum do que você imagina. Porém, é possível evitá-lo com pequenas mudanças nos hábitos e na alimentação.

Comidas gordurosas ou mais pesadas tendem a ficar mais tempo no estômago, causando indigestão e aquela conhecida sensação de queimação e mal-estar. Logo, esse tipo de alimento influencia no agravamento do refluxo.

Queimação e mal-estar com o refluxo. Foto: Shutterstock

Comidas gordurosas tendem a ficar mais tempo no estômago, causando indigestão. Foto: Shutterstock

É aconselhável deixar de lado também refrigerantes de cola, bebidas alcoólicas e café, pois, mesmo que sejam líquidos, ainda são fortes para o estômago. A mudança da dieta é indispensável para evitar ou controlar o refluxo, ainda que a pessoa já faça tratamento com medicamentos – caso seja indicado pelo médico.

Controlando a queimação e mal-estar

Para evitar o aparecimento de sintomas como queimação e mal-estar, concentre-se em alimentos “básicos”, ou seja, não ácidos. Comidas ácidas, como frutas cítricas, tomate, picles e pimenta, irritam a mucosa do estômago, acentuando o refluxo.

O mesmo vale para alimentos que contenham um índice alto de cafeína. O cigarro, além de todos os outros problemas que pode causar à saúde, também intensifica as chances de a pessoa desenvolver refluxo gástrico.

Ingerir alimentos ricos em fibras, como cereais e pães integrais, podem ajudar muito a prevenir a queimação e mal-estar. Vegetais e frutas frescas tem o mesmo efeito. Esse tipo de alimento renova a flora intestinal, auxilia no funcionamento de todo o sistema digestivo e impede que problemas como a prisão de ventre, que pode fazer o refluxo gástrico piorar, se desenvolvam.

Foque também na ingestão de líquidos. Um bom nível de água mantém o corpo hidratado e mais disposto. Exercícios físicos, mesmo que seja apenas uma caminhada, são recomendados igualmente e ajudam muito no enfrentamento desta condição.

Um detalhe muito importante na prevenção da queimação e mal-estar é evitar, ao máximo, grandes refeições ou a dilatação exagerada do estômago. É sugerido que a pessoa faça pequenas ingestões de alimentos saudáveis quatro ou cinco vezes durante o dia. Não comer pelo menos duas horas antes de ir dormir também é um cuidado que deve ser tomado, pois as crises de refluxo são mais comuns no decorrer da noite.

Dicas contra a queimação e mal-estar

1. Escolha de modo sensato ao comer fora de casa. Buffets tem uma variedade de comidas bem tentadora, porém, opte pelos alimentos mais leves e não tão gordurosos.

2. Observe os alimentos que podem estar causando as crises de refluxo. Uma ideia válida é manter um diário de bebidas e comidas ingeridas durante o dia para cruzar dados.

3. Reduza o peso, sempre que necessário.

4. Analise os seus costumes à mesa. “Comer correndo” ou não ter um horário fixo para as refeições pode acentuar o refluxo. Hábitos alimentares são mais do que escolher o que comer.

5. Tente não “repetir” o jantar.

6. Busque ter um equilíbrio entre as refeições do dia. Três principais e dois lanches são o mais indicado.

E aí, gostou das dicas para enfrentar o refluxo e ter hábitos alimentares mais saudáveis? Deixe um comentário e compartilhe!