Maquiagem

Entenda por que os médicos recomendam um período sem maquiagem

Por Redação Doutíssima 26/03/2015

Você já pensou em passar um tempo sem maquiagem? Blush, pó, máscara para cílios e tantos outros itens são indispensáveis para muitas mulheres. Mas o uso da maquiagem não é inofensivo para a saúde da pele. É preciso ter cuidado para que a aplicação diária dos produtos não comprometa a derme.

 

Especialistas já alertaram sobre a importância de usar o demaquilante para a remoção adequada dos cosméticos. Em 2015, dermatologistas do Reino Unido estão propondo uma nova recomendação: pelo menos dois dias por semana, ficar sem maquiagem.

 

sem maquiagem

A pausa de dois dias no uso da maquiagem é recomendada pelos especialistas. Foto: iStock, Getty Images

Pele sem maquiagem com mais saúde

 

Em entrevista ao Daily Mail, o Dr. Esho, fundador da clínica de estética Le Beau Ideal, explicou o motivo da importância de uma pausa no uso contínuo dos produtos. Ele diz que o excesso de maquiagem – sem o devido intervalo – pode causar aceleração no processo de envelhecimento da pele, afetando a elastina e o colágeno.

Também em entrevista ao Daily Mail, o dermatologista Noor Almaani explica que ficar sem maquiagem por alguns dias faz bem para a saúde da pele, poi evita o acúmulo de maquiagem nos poros, o que costuma resistir à limpeza.

Assim, para quem busca uma pele com aspecto jovial, o ideal é fazer uma “dieta de maquiagem”. É bem simples: em dois dias da semana, fique sem maquiagem.

Segundo os especialistas do Reino Unido, seguindo a recomendação por um mês, já é possível garantir resultados visíveis de uma pele mais bonita. Isso porque a pausa no uso dos cosméticos acelera a formação de novas células na pele.

Use demaquilante para ficar sem maquiagem

 

De acordo com o Portal da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), há diversos aspectos que aceleram o processo de envelhecimento da pele. Há fatores externos, como a exposição solar e também fatores internos, como alterações hormonais.

Existem também os agravantes, no qual se encaixa o uso contínuo de maquiagem, sem a limpeza da pele. Aí entra a importância do demaquilante.

Os especialistas recomendam higienizar a pele diariamente. O indicado é limpar o rosto pelo menos duas vezes ao dia, de manhã e à noite.

O acúmulo dos resíduos de suor, poluição, maquiagem e outras substâncias provoca a obstrução dos poros, ocasionando o surgimento de espinhas e cravos.

A dica para quem usa muitos cosméticos, especialmente os mais pesados e com maior cobertura, é usar um demaquilante oleoso. Os produtos bifásicos, em loção ou creme, nesse caso, são os mais indicados.

Fique atenta aos produtos

 

Os efeitos prejudiciais da maquiagem para a pele, a curto e longo prazo, dependem muito dos produtos que a pessoa utiliza. É importante esclarecer que, dependendo da qualidade dos produtos, a pele poderá sofrer mais ou menos danos.

Mas não se iluda: o uso inadequado de cosméticos, mesmo sendo produtos das marcas mais conceituadas, prejudica a saúde da pele e dos poros.

Assim, o melhor para quem quer garantir um aspecto saudável para a pele é cuidar com o uso dos produtos e, sempre que possível, ficar sem maquiagem. Além disso, após utilizar cosméticos, lembrar de fazer a higienização correta.

A curto prazo, esses cuidados previnem acnes e alergias, impedindo também o envelhecimento precoce da pele a longo prazo. A autoestima de quem se sente mais bonita agradece.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!