Amor e Sexo

Disfunção orgásmica: saiba o que é e entenda por que ela ocorre

Por Redação Doutíssima 26/03/2015

Você sabe o que é disfunção orgásmica ou anorgasmia? Ela é uma condição que afeta homens e mulheres, e se caracteriza pela dificuldade ou incapacidade de atingir o orgasmo, mesmo após a mais ampla estimulação sexual.

 

Apesar de a disfunção ser muito mais comum para as mulheres do que para os homens, há semelhanças em ambos os sexos quando o assunto são as possíveis causas e os resultados terapêuticos de seus tratamentos.

De acordo com um estudo publicado em 2002 na Revista Brasileira de Medicina, que retrata o perfil sexual da população brasileira, as mulheres relatam maior incidência de disfunção orgásmica do que os homens.

 

Enquanto apenas 10% dos homens entrevistados mencionaram sofrer com o problema, 29% das mulheres questionadas disseram ter algum distúrbio relacionado ao orgasmo.

disfuncao orgasmica

Anorgasmia pode ser causada por ansiedade, estresse e problemas ginecológicos. Foto: iStock, Getty Images

O que causa a disfunção orgásmica?

Apesar do que se vê nos filmes, o orgasmo não é uma coisa simples. Esse pico de prazer é, na verdade, uma reação complexa que envolve muitos fatores físicos, emocionais e psicológicos.

Se você está enfrentando problemas em qualquer uma dessas áreas, acredite, eles podem afetar sua capacidade de ter um orgasmo. Conheça abaixo algumas causas possíveis para a falta de orgasmo em sua vida sexual:

1. Causas psicológicas

Estima-se que cerca de 90% dos problemas de disfunções relacionadas ao orgasmo sejam devido a problemas psicológicos.

Muitos fatores psicológicos desempenham um papel na sua capacidade de orgasmo, incluindo ansiedade ou depressão, má imagem corporal, estresse, medo de gravidez ou DSTs e abuso sexual ou emocional.

disfuncao-orgasmica

Ansiedade é um dos fatores que podem prejudicar o prazer sexual. Foto: iStock, Getty Images

2. Causas físicas

Além das causas psicológicas, algumas condições físicas também são capazes de dificultar ou até mesmo de impossibilitar um orgasmo. Entre elas, estão as doenças, como a diabetes e as condições neurológicas, como a esclerose múltipla. Também problemas ginecológicos e o uso de medicamentos (principalmente, os para pressão arterial, anti-histamínicos e antidepressivos).

Outras causas são os hábitos (ingestão de álcool e tabagismo) e o inevitável processo de envelhecimento. Conforme a idade avança, há mudanças normais na anatomia da pessoa, envolvendo hormônios, sistema neurológico e sistema circulatório, que podem afetar a sexualidade.

disfuncao-orgasmica

Diabetes está entre as doenças que podem prejudicar o prazer no sexo. Foto: iStock, Getty Images

Sintomas da disfunção orgásmica

O principal sintoma da disfunção orgásmica é a incapacidade de atingir o clímax sexual. Ter orgasmos insatisfatórios ou levar mais tempo que o normal para chegar ao orgasmo também são sinais.

A disfunção orgásmica não se refere apenas à relação sexual, mas também à incapacidade de atingir o orgasmo durante a masturbação ou a estimulação direta do clitóris.

É importante falar com o seu médico sobre esse problema. Embora possa ser um tanto embaraçoso, é a melhor maneira de ajudar a garantir que você voltará a desfrutar plenamente da atividade sexual.

Opções de tratamento

O tratamento para a disfunção orgásmica depende da causa. É possível que seja indicado o uso de medicamentos antidepressivos ou alguma terapia, como a cognitivo-comportamental.

A estimulação clitoriana direta durante a masturbação e as relações sexuais, por outro lado, é uma ótima maneira de conseguir superar essa disfunção pelas mulheres.

A terapia hormonal com estrogênio é capaz de ajudar a melhorar o desejo e o fluxo sanguíneo para os órgãos genitais, aumentando a sensibilidade. Além disso, compreender a sua própria anatomia e como você gosta de ser tocada pode levar a uma melhor satisfação sexual.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!