Especialidades

Meias de compressão: saiba quando é preciso usá-las

Por Redação Doutíssima 27/03/2015

Você tem dores nas pernas e problemas de circulação sanguínea? Se sim, pode ser um candidato a usar meias de compressão. Mas primeiro deve consultar um médico, é claro. O artigo ajuda o sangue a correr pelos membros inferiores e retornar ao coração de forma mais eficiente.

 

Como as meias são mais firmes no tornozelo e diminuem a pressão em direção à coxa, fazem o sangue percorrer a direção certa. O resultado é melhor circulação sanguínea nas pernas, diminuição do desconforto, proteção contra varizes e, principalmente, contra tromboses.

meias-de-compressao

Algumas meias têm a função de ajudar a melhorar circulação sanguínea das pernas. Foto: iStock, Getty Images

Consulte um médico para usar meias de compressão

 

Contar ao médico que você sente dor, cansaço, desconforto e edemas nas pernas é o primeiro passo – antes mesmo de comprar as meias de compressão. Só um profissional especializado pode dizer que tipo de meia e por quanto tempo você pode usar.

Quem sente sintomas mais leves pode usar essas meias para amenizar as sensações ruins. Mas quem sofre com trombose, insuficiência venosa e varizes pode ter que usar constantemente.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), a cada cinco homens, um sofre com problemas circulatórios nas pernas – o principal incômodo são as varizes.

Conheça os principais tipos de meias de compressão

 

Se você for realmente candidato a usar as meias, preste atenção na finalidade de cada uma.

1. Meias preventivas

Proporcionam descanso. Ideais para quem sente desconforto e peso nas pernas, mas não tem varizes. Podem fazer parte do dia a dia, mas não necessariamente serem usadas todos os dias.

2. Meias para viagens longas

Têm entre 18 e 23 mmHg e podem ser usadas por quem sente dores e desconfortos fortes nas pernas, principalmente quando ficam muito tempo parados. Essas meias de compressão previnem trombos e não deixam as pernas incharem.

3. Meias para pessoas com varizes

Essas meias têm entre 20 e 30 mmHg e devem ser usadas por quem tem varizes nas pernas ou por quem acabou de passar por cirurgia para tratar o problema.

4. Meias para quem possui insuficiência venosa crônica

Em geral, quem possui problemas crônicos de circulação sanguínea é obrigado a colocar as meias de compressão na rotina diária. Esse tipo tem entre 30 e 40 mmHg e garante o fluxo sanguíneo de forma adequada.

3 cuidados essenciais com as meias

 

Além de atentar para a utilidade de cada uma, você deve ter cuidados especiais com o item.

1. Qualidade

É preciso ficar de olho nos selos de qualidade das meias. Conferir se há reclamações na internet das marcas que você pesquisou também pode ser um indicador de quais não levar para casa.

2. Tempo de uso

Meias de compressão não são eternas. Elas devem ser substituídas entre três e seis meses. Caso elas puxem o fio, você deve levar para a avaliação do médico. Ele vai medir a eficácia.

 

3. Limpeza

Essas meias não devem ser lavadas na máquina, mas sim à mão e em água morna para fria e sempre do avesso. Use detergente líquido ideal para roupas delicadas. Além disso, o ideal é secar à sombra e nunca torcer para retirar o excesso. Enxugar numa toalha seca pode ajudar.

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!