Dica do Nutricionista

Veja como as bebidas quentes aliviam a prisão de ventre

Por Redação Doutíssima 27/03/2015

Você tem problema de prisão de ventre? Se esse for o seu caso, investir em bebidas quentes, como chás e café, pode ser fundamental no alívio dos sintomas da constipação intestinal. Seja por hábitos alimentares ou por estresse, esse é um problema que atinge muitas pessoas na vida adulta.

 

Em fevereiro de 2015, a Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, pode ter encontrado uma solução para o problema: a ingestão de bebidas quentes pode ser fundamental no alívio da constipação. Esses líquidos parecem liberar o funcionamento do intestino.

bebidas quentes

Um café quente pode ajudar a aliviar e solucionar os sintomas da prisão de ventre. Foto: iStock, Getty Images

Como as bebidas quentes funcionam

O estudo foi liderado pela médica Felice Schnoll-Sussma e avaliou a reação de pessoas consideradas constipadas – que realizam evacuações menos de três vezes por semana – diante da inserção de bebidas em temperatura elevada na sua dieta.

A mudança nos hábitos de consumo alimentares veio aliada a uma mudança nas atitudes: a evacuação passou a ser estimulada pelas pessoas analisadas.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Daily Mail, uma em cada sete pessoas adultas sofram com prisão de ventre. E o estudo da Universidade de Cornell pode ajudá-las.

Conforme a médica líder da pesquisa, as bebidas quentes funcionam porque dilatam os vasos sanguíneos de todo o corpo, incluindo os do sistema digestório, facilitando a digestão dos alimentos.

Dessa forma, o intestino é automaticamente estimulado a funcionar melhor e mais rápido. Em consequência, a prisão de ventre é aliviada, já que o bolo fecal se forma mais rapidamente.

Mas Felice Schnoll-Sussma aponta que os resultados podem ser potencializados se, logo após a ingestão da bebida, a pessoa for ao banheiro e tentar estimular a saída das fezes, através de força abdominal.

Outra suposição para que as bebidas quentes efetivamente funcionem no alívio da constipação está ligada ao relaxamento mental e corporal.

A comunidade médica internacional entende que, quando o corpo e a mente estão relaxados, fica mais fácil de o intestino realizar a digestão, bem como a musculatura do sistema excretor trabalha melhor quando relaxada.

 

Quando as bebidas estão em temperatura elevada, elas causam um relaxamento corporal instantâneo e natural. Por isso, o intestino consegue funcionar melhor nesses momentos.

Opções de bebidas quentes para o intestino

As bebidas ricas em cafeína são as indicadas para o alívio da prisão de ventre. Além do relaxamento corporal, elas possuem propriedades energéticas que ativam o funcionamento de todo o corpo, desde a atividade mental até o metabolismo. Bebidas de infusão, como chás e cafés, são as mais indicadas.

O café ganha um destaque especial nessa situação. A gordura contida nos seus grãos é semelhante a gordura do amendoim, aliada do combate à prisão de ventre.

Ela é benéfica ao organismo e lubrifica a região intestinal e do reto, facilitando a evacuação, principalmente em situações em que as fezes estão muito secas ou consistentes.

Os pesquisadores da Universidade de Cornell, que participaram do estudo sobre a relação das bebidas quentes com o alívio da prisão de ventre, apontam que boa parte das causas dos problemas intestinais podem ser resolvidas com mudanças alimentares e de hábitos.

 

Ingerir uma quantidade alta de fibras e não ignorar a vontade de ir ao banheiro são passos importantes. Vale a tentativa.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!