Exercícios

Conheça exercícios físicos de circo que ajudam a emagrecer

Por Redação Doutíssima 27/03/2015

Você já pensou em fazer exercícios físicos de circo? Saiba que eles são benéficos para a força, flexibilidade e ainda melhoram a concentração. Além disso tudo, a cada uma hora de treino, você pode perder até 600 calorias em um ambiente descontraído, com muitas cores e alegria. A modalidade promete fazer milagres pelo seu corpo e também para a sua mente.

 

Mas se você acha que o melhor lugar para a prática de exercícios físicos de circo é uma escola circense, está enganado. Lá é um lugar para quem tem um condicionamento diferenciado de quem não faz exercício com frequência.

 

O melhor lugar para conhecer os benefícios que a técnica pode trazer é a academia. É isso mesmo! Lá se encontram os aparelhos específicos e, o mais importante, profissionais de saúde habilitados para que o exercício seja feito da maneira corretam evitando qualquer tipo de lesão corporal.

 

exercicios fisicos de circo

Exercícios circenses exigem bastante dos principais grupos musculares. Foto: iStock, Getty Images

Benefícios dos exercícios físicos de circo

Antes de aderir aos exercícios físicos de circo, você precisa partir da lógica que, talvez com exceção de membros de uma trupe, ninguém nasceu fazendo acrobacia em tecidos e trapézios. Embora não seja fácil chegar ao nível no qual tudo pareça fácil, se você for persistente, terá ótimos resultados, mesmo que hoje o seu ponto de partida seja o sedentarismo.

De acordo com a Revista Ciência em Extensão de 2013 da Universidade Estadual Paulista (Unesp), os exercícios circenses proporcionam conhecimento e domínio do corpo, além de melhora no condicionamento físico.

Eles possibilitam que você conquiste resistência muscular, coordenação motora, precisão nos movimentos, força, equilíbrio, noção de espaço e um corpo mais delineado.

Cada sessão, dependendo do tipo de exercício que você escolher, irá queimar de 400 a 600 calorias, de uma maneira bem diferente do que as atividades da academia.

É importante ter disciplina na prática dos exercícios físicos de circo. Não apenas para ter os benefícios, mas também para não se machucar. Antes de se jogar em qualquer atividade, pesquise sobre ela e sobre as maneiras de praticar. Junto com o seu orientador físico, encontre formas que melhor se adaptem a você.

Exercícios físicos de circo para você praticar

Se você ficou animado com a possibilidade de um jeito divertido fazer um bem danado para o seu corpo e quer começar imediatamente, aqui estão algumas dicas de exercícios físicos de circo que irão te ajudar a pegar gosto pela vida circense.

1. Malabares

exercicios-de-circo 

Além de bolinhas, pratos, panos ou outro objetos para equilibrar, você vai precisar de muita concentração. Esse exercício ativa a sua habilidade, coordenação motora e te ajuda a ser mais rápido e preciso em qualquer tarefa.

2. Trapézio

exercicios-de-circo

 

Você já viu um trapezista, então sabe que o trapézio é um balanço gigante no ar. Mas não se preocupe. Para condicionamento físico, eles são menores e sempre há aparatos de proteção para que você não se estatele já na primeira aula.

Você trabalha, além do medo de altura, caso tenha, a força dos braços e pernas, além de melhorar a postura corporal.

3. Tecidos

exercicios-de-circo 

Além de lindos, os tecidos conseguem trabalhar todos os músculos do corpo. Em um aparelhinho, dois tecidos enormes (e próprios para esse tipo de atividade) ficam suspensos no ar. Você os enrola e, a partir disso, realiza movimentos que dão a você força, agilidade, e muita resistência.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!