Especialidades > Saúde

Saiba o que pode estar por trás do sono em excesso

Por Redação Doutíssima 28/03/2015

Você sofre com sono em excesso? É importante reconhecer o problema, pois ele pode afetar o seu cotidiano. Se você tem dificuldades para acordar pela manhã ou se sente sonolento ou irritado por muitas horas do dia, até mesmo a produtividade no trabalho pode ser prejudicada.

 

Mas estes não são os únicos problemas associados ao sono em excesso, já que estudos têm demonstrado que o sintoma pode estar ligado a problemas de saúde bem específicos.

sono em excesso

Rotina agitada, estresse ou complicações mais sérias podem ser distúrbios do sono. Foto: iStock, Getty Images

Como saber se sinto sono em excesso?

Vários fatores colaboram para uma pessoa se sentir excessivamente sonolenta durante o dia. Os distúrbios do sono, por exemplo, se não tratados, podem contribuir para a sonolência diurna. Os medicamentos, a privação do sono, e outras condições médicas também são causas potenciais do sono em excesso.

 

A quantidade de sono que uma pessoa precisa varia ao longo de sua vida. Além disso, as necessidades de sono mudam bastante de pessoa para pessoa. Mas afinal, quanto é demais?

 

Para muitos especialistas, adultos devem dormir de sete a nove horas por noite. Se você acredita que tem horas de repouso suficientes todas as noites, mas, mesmo assim, sente sonolência durante o dia ou não acorda revigorado, pode enxergar estes fatores como sinais de alerta para distúrbios que merecem atenção.

Doenças relacionadas ao sono em excesso

Não dormir o suficiente – às vezes por opção – é a causa mais comum do sono em excesso. Trabalhar à noite e dormir durante o dia é outra. Outras causas incluem o consumo de drogas, álcool ou cigarro, a falta de atividade física regular, a obesidade, e a utilização de certos medicamentos.

A depressão também é capaz de aumentar muito a sonolência, assim como os altos níveis de ansiedade ou estresse. Outras condições médicas, mais comumente a diabetes, mas também o hipotireoidismo, estão associadas ao sono excessivo.

Dentre os distúrbios do sono, a apneia é um dos que tem a sonolência como sintoma. Nesse caso, há um bloqueio das vias aéreas superiores durante a noite, o que cria pausas na respiração enquanto a pessoa dorme e faz com que acorde muitas vezes durante a madrugada.

Outros distúrbios do sono incluem a narcolepsia, síndrome das pernas inquietas e a síndrome do atraso das fases do sono. Tudo isso promove o sono em excesso durante o dia, impactando na realização das suas atividades.

sono-em-excesso

Dormir muito também pode ser problema

Enquanto a sonolência pode sinalizar problemas, dormir muito também pode ser sinal de alerta. De acordo com um estudo desenvolvido pela Escola de Medicina de Chicago, em 2012, quem dorme mais que oito horas por noite têm duas vezes mais probabilidades de ter dor ou desconforto no peito, sinalizando doença cardíaca.

Assim, ao menor sinal de problemas com o sono, seja dormindo demais ou sentindo sono em excesso durante o dia, busque ajuda médica. Os problemas relacionados a essas condições prejudicam as atividades diárias e, de repente, o simples ato de dirigir, passa a ser perigoso se você está com sono.

Lembre-se que a melhor maneira de tratar a sonolência excessiva é abordar a sua causa. Muitas vezes, isso significa fazer alterações em seu horário de sono, hábitos e rotinas, gestão do estresse, ou ambiente de dormir.

Há casos, porém, em que a medicação pode ser útil no tratamento de sonolência excessiva. Mas remédios devem ser administrados apenas com recomendação médica – jamais por conta própria.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!