Motivação

Coaching pessoal: veja o que é e o que esta técnica pode fazer por você

Por Redação Doutíssima 29/03/2015

Você sabe o que é Coaching Pessoal e a importância desse método? Em um mundo onde tudo muda com tanto dinamismo, um longo tratamento para resolver um problema já é coisa do passado. É aí que entra o Coaching, que vem como a resposta aos que buscam não só o autoconhecimento, mas, principalmente, as mudanças.

 

Segundo um estudo da Universidade de Tecnologia de Queensland de 2005, as pessoas procuram o Coaching com a finalidade de melhorar aspectos da vida pessoal ou profissional.

Além disso, o que se constrói no treinamento é o aumento da confiança e da competência. Assim, é possível que a transformação e as mudanças apareçam naturalmente.

coaching pessoal

Coaching pode ajudar as pessoas a resolverem problemas e aumentarem a confiança. Foto: iStock, Getty Images

Para quem é o Coaching Pessoal?

O Coaching Pessoal é uma alternativa eficiente para quem tem pouco tempo e dinheiro para tratar de um problema e precisa de resultados. É indicado para pessoas que desejam mudar de hábitos e comportamentos, alterar padrões repetitivos e acabar com a limitação emocional.

Também para os que precisam desenvolver habilidades e competências específicas, superar conflitos ou realizar grandes sonhos.

 

Dentro do Coaching Pessoal, no que posso trabalhar?

O processo pode ser utilizado para trazer resultados em nichos diversos. Pode-se trabalhar, por exemplo, desde questões de saúde até dificuldades financeiras.

Entre as duas pontas, você pode criar as competências específicas, como equilíbrio emocional, a problemas de relacionamento, desenvolvimento intelectual, vícios e compulsões e muitos outros, basta que se queira chegar à excelência naquele tema.

 

Como funciona?

Cada pessoa tem realidade e personalidade únicas. Esse é o princípio de atuação do Coaching Pessoal. O processo é individual e específico para cada pessoa.

É feito em sessões de uma hora de duração, em geral. A periodicidade é ajustada conforme o cliente e as estratégias e intervenções são trabalhadas até o alcance dos objetivos.

 

Resultados do Coaching

O grande benefício do Coaching Pessoal é o resultado positivo dentro de um curto espaço de tempo, de forma profunda e consistente, num processo que traz mudanças sem sofrimento, dor ou luta interna. Mas não é só isso. Todo esse processo respinga benefícios por toda a vida de quem está passando pelo Coaching.

 

Isso inclui melhoria nos relacionamentos e poder de comunicação; autoconhecimento e desenvolvimento da Inteligência Emocional; melhoria na autoestima e autoconfiança; diminuição dos níveis de estresse etc.

 

Quem está habilitado a aplicar o processo Coaching?

O Coach é o profissional especializado no processo de Coaching. Ele está treinado a levar o cliente a refletir, chegar a conclusões, definir ações e agir por seus objetivos, metas e desejos.

Esse profissional não precisa ser um especialista na área de atuação de seu cliente, mas deve ter conhecimentos em comportamento humano, mudança, negócios e principalmente em seu nicho de atuação.

 

Coaching no mercado

O mercado de Coaching se divide, basicamente, em três pilares principais: o Personal Coaching (Coaching Pessoal), Life Coaching (Coaching de Vida) e Executive and Business Coaching (Coaching de Executivo e Negócios).

Os dois primeiros são similares e focados no sucesso pessoal ou profissional. Já o Executive and Business Coaching é destinado ao desenvolvimento de empresas, organizações e líderes.

 

Partindo dessa base, percebemos que o Coaching é uma ferramenta flexível, facilmente adaptável e a partir daí vemos subdivisões de nichos com diferentes focos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!