Gravidez Semana a Semana

Gravidez semana a semana: o que muda a cada etapa

Por Redação Doutíssima 29/03/2015

Se você vai ser mãe, tudo que envolve a gravidez semana a semana é importante e causa curiosidade. Um mundo de incertezas vai passar em sua cabeça. Curiosidades, aflições, descobertas etc. Porém, cada gestação é diferente, por isso, sensações novas surgem e aparecem medos antigos.

 

O que esperar da gravidez semana a semana

Uma coisa é certa: a mulher sempre se emocionará com cada evolução do bebê dentro da barriga. Até porque, segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Oxford, 94% das mulheres só percebem que estão grávidas na sexta semana.

gravidez semana a semana

A descoberta da gravidez pode ocorrer na sexta semana por causa de mudanças hormonais. Foto: Shutterstock

Uma gestação normal dura em média 40 semanas. Muitos podem dizer que a gravidez não é de nove meses, mas sim de dez. A questão é que os meses podem ter de quatro a cinco semanas, por isso essa diferença. O bebê, no entanto, pode nascer a partir da 36ª sem ser considerado prematuro.

 

Veja como uma é a gravidez semana a semana

1. Semana um a quatro – 1º mês

 

É muito provável que nesse período, a mulher nem saiba que esteja grávida e nem apresentem qualquer sintoma que o embrião que estava no útero foi fecundado.

 

2. Semana cinco a oito – 2º mês

 

É nesse período que a maioria das mulheres descobre que está grávida. Mudanças hormonais se encarregam de apresentar os primeiros sintomas da gestação, náuseas, vômitos e sonolência são os principais.

 

Já a evolução da gravidez semana a semana, continua não sendo muito perceptível para a futura mamãe, mas seu bebê está em pleno desenvolvimento.

 

3. Semana nove a 12 – 3º mês

 

Ao final das 12 semanas, a mulher reduz drasticamente o risco de aborto. Com a placenta já bem alocada, o bebê já mede quase 10 cm e pesa cerca de 40 gramas.

 

4. Semana 13 a 16 – 4º mês

 

No quarto mês, o bebê já sabe chupar o dedo, tem digitais e começa a engolir o líquido amniótico, o que ajuda no desenvolvimento dos pulmões. Nesse período, é preciso fazer uma ecografia que faz a translucência nucal. Por meio dessa técnica, é possível diagnosticar a Síndrome de Down ainda na barriga da mãe.

 

5. Semana 17 a 21 – 5º mês

 

O desenvolvimento do feto e da gravidez semana a semana estão a pleno vapor, o bebê já consegue ouvir sons, principalmente, a voz e a batida do coração da mãe.

 

6. Semana 22 a 26 – 7º e 8º mês

 

Nesse período, acompanhar a gravidez semana a semana é mais gostoso. O bebê responde a estímulos externos da mãe, tem rotina de sono e já abre e fecha os olhinhos.

7. Semana 27 a 35 – 7º e 8º mês

 

Aos sete meses, o bebê já está bem desenvolvido, se mexe com frequência, responde a estímulos e seu coraçãozinho bate super forte.

 

Já no 8º mês, pulmões e o sistema digestivo entram nos últimos detalhes das suas formações. A mulher começa a reter líquidos e ficar cada vez mais inchada. Os seios já estão produzindo leite.

8. Semana 36 a 40 – 9º mês

 

O acompanhamento da gravidez semana a semana está chegando ao fim. O bebê já está prontinho para nascer, medindo cerca de 50 cm e pesando entre três quilos e três quilos e meio.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!