Terceira Idade

Veja como esportes coletivos promovem qualidade de vida

Por Redação Doutíssima 29/03/2015

Que a prática esportiva faz muito bem à saúde todo mundo sabe, mas o que poucos imaginam é que os esportes coletivos beneficiam muito mais. Se você nunca pensou em praticar um esporte em grupo, depois de conhecer a série de vantagens que vamos lhe apresentar, é possível que você mude seus conceitos.

 

E podemos começar refletindo no motivo da Educação Física ser uma disciplina da grade curricular das escolas. Você já parou para pensar sobre isso?

Se não, saiba que além do que está explícito (desenvolvimento do corpo da criança e estimulação à prática esportiva), a disciplina ensina a prática do trabalho em equipe, a organização, a proatividade e melhora nas relações afetivas e sociais.

esportes coletivos

Praticar esportes em grupo pode ajudar a melhorar convívio social e autoestima. Foto: iStock, Getty Images

Em adultos, a prática de esportes coletivos não age de forma tão diferente. Eles beneficiam as pessoas sob vários aspectos, embora sejam procurados, basicamente, para a manutenção da boa forma corporal.

Mas sabe aquela história, comum a nove entre 10 homens, de “bater uma bolinha com amigos”? Pois é, é mais importante para a saúde do que você imagina.

 

Pesquisas sobre esportes coletivos

Se formos avaliar pela eliminação de peso, podemos pegar por base a pesquisa feita pela Universidade de Copenhague na Dinamarca. O estudo concluiu que, para algumas mulheres, fisicamente, é muito mais eficiente jogar uma partida de futebol do que fazer uma corrida durante o mesmo intervalo de tempo.

 

A pesquisa reuniu 100 mulheres sedentárias e dividiu em dois grupos. Um praticava esportes coletivos e o outro, corrida. Isso com tempo e intensidade iguais.

Teoricamente, a perda de peso seria a mesma. Mas o que se constatou pela pesquisa é que o jogo de futebol estimula o emocional das participantes, proporcionando maior queima de gordura.

Benefícios dos esportes coletivos

Para mostrar a importância dos esportes coletivos, aqui estão algumas dicas que podem fazer você chamar as amigas e formar um grupo para jogar futebol, handebol, vôlei e tantas outras atividades divertidas.

1. Aumenta o convívio social

Você deve conhecer muita gente que mantém amigos de infância, promovendo semanalmente o grupo reunido em uma atividade de esporte coletivo. Essas práticas facilitam o convívio social, já que dependem da interação entre os participantes e, além de manter amigos, são ótimas formas de fazer novas amizades.

 

2. Melhora a autoestima

O convívio com outras pessoas, aliado às modificações que a atividade promove no corpo, deixando-o mais forte e saudável, influencia diretamente na sua autoestima. O maior impacto costuma acontecer com pessoas obesas, que passam a se enxergar de outra maneira depois de começarem os esportes.

 

3. Melhora o humor

Os exercícios físicos aumentam os níveis de serotonina e dopamina, hormônios responsáveis por melhorarem o humor e a sensação de bem-estar. O organismo funciona corretamente com o equilíbrio entre a parte física e a psicológica.

 

Esse equilíbrio é conquistado quando uma pessoa que está abalada psicologicamente consegue um pouco de ânimo para praticar esportes coletivos. Ela vai ter amigos, atividade física, motivação para superar dificuldades, níveis de serotonina e dopamina mais altos e um corpo mais bonito.

 

A distração, o convívio social, a recreação e a energia vão influenciar no humor, contribuindo para a sensação de felicidade e satisfação. Então, o que está esperando? Escolha seu esporte, convide os amigos e seja feliz.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!