Dica do Nutricionista

Veja como o suco detox funciona e aproveite seus benefícios

Por Redação Doutíssima 29/03/2015

Na moda dos detox, você já parou para pensar se o suco detox funciona? Não só a eficácia em relação ao emagrecimento e perda de retenção de líquido, mas como ele age no seu organismo quando ingerido.

 

Essa bebida, que tem ganhado cada vez mais adeptos, apresenta componentes que favorecem a limpeza hepática, potencializando a eliminação de toxinas que sobrecarregam o organismo, pelo menos essa é a versão dos que defendem essa bebida como potencial desintoxicante e emagrecedor.

 

suco detox funciona

Sucos detox devem ser usados junto com alimentação saudável e atividade física. Foto: iStock, Getty Images

Suco detox é parceiro na perda de peso

 

Potencializando o funcionamento dos órgãos, o suco detox funciona como um importante parceiro para a eliminação de peso. Essa teoria tem a ressalva de que uma dieta apenas de suco pode levar à desnutrição.

O ideal, conforme indicam os defensores da dieta detox, seria entender que o suco detox funciona como um aliado da alimentação equilibrada.

Quando não há moderação, o suco detox funciona perigosamente. Reações adversas, como dores de cabeça e náuseas, têm sido alertadas por fabricantes da versão engarrafada do produto. Mas isso não cabe somente à bebida, mas a tudo na vida.

 

Alertas sobre o suco detox

 

Dois alertas também têm sido feitos. Um deles é para a substituição abrupta de uma dieta rica em proteínas, gorduras e carboidratos, pelo uso do suco.

Isso, simplesmente, pode provocar um choque no organismo. Nesse caso, o suco detox funciona como um indutor da desnutrição e da fadiga.

 

Por outro lado, mesmo sendo uma bebida saudável, o suco detox funciona como uma ameaça para quem sofre com irritação do intestino ou está tratando câncer intestinal.

Além disso, um dia inteiro tomando apenas suco também pode provocar um desregulamento dos níveis de açúcar no organismo, aumentando as chances de desenvolver hipoglicemia.

 

O suco detox é apenas um excelente complemento da alimentação saudável. O suco detox funciona no processo de recuperação do intestino e do fígado, removendo algumas impurezas e reduzindo o inchaço corporal, mas não fazendo uma faxina geral, como é propagado.

 

Desintoxicação cabe ao organismo

 

Ao mesmo tempo em que aumenta a ingestão de vitaminas, fibras e combate radicais livres, o suco deve ser consumido com cuidado, afinal, o trabalho de desintoxicação, que é atribuído a ele, deve ser feito pelo organismo (rim e fígado), e se o organismo não está cumprindo esse papel, você deve procurar o médico, não o supermercado.

 

Quem defende essa teoria é o alemão Edzard Ernst, professor da Universidade de Exeter, no Reino Unido, que se tornou um pesquisador respeitado das terapias médicas alternativas.

 

Segundo ele, dietas que prometem nos livrar das toxinas acumuladas só fazem sucesso pela promessa de que é possível comer bobagens e fazer pouco exercício o ano todo para, com um suco, ficarmos saudáveis.

O professor garante que sucos e misturas não são capazes de fazer um rim saudável trabalhar melhor, por exemplo.

 

De qualquer maneira, todos os especialistas do mundo são unânimes em afirmar que, para ter um corpo saudável e bonito, muitos esforços são necessários e envolvem uma base com pelo menos dois pilares.

Em um, entra a alimentação saudável, que pode ou não ter o suco detox como complemento alimentar. E no outro, fatalmente, e para a tristeza de muitos, o velho e eficaz exercício físico.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!