Dica do Nutricionista

Alimentos diuréticos: conheça os principais e seus benefícios

Por Redação Doutíssima 30/03/2015

Você sofre com retenção de líquido? Se sim, saiba que existem alimentos diuréticos que podem ajudar a aliviar o desconforto. A retenção ocorre quando um líquido pobre em proteínas transborda dos vasos sanguíneos e se acumula no tecido cutâneo. O problema, que atinge homens e mulheres, resulta em uma pele com aspecto brilhante e inchado.

 

Segundo informações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a retenção de líquidos tem relação com alterações hormonais, falta de exercícios físicos e, muito importante, os hábitos alimentares.

 

diureticos

Consumo de abacaxi no dia a dia pode aliviar a retenção de líquido. Fotos: iStock, Getty Images

Alimentos diuréticos para o dia a dia

 

Confira uma lista de alimentos que auxiliam no alívio dos desconfortos causados pela retenção de líquido:

1. Cenoura

diureticos

 

Conhecida principalmente pelos benefícios que traz à visão, a cenoura é rica em vitamina C. Essa vitamina, entre outras funções, é responsável pela manutenção dos vasos sanguíneos, mantendo-os saudáveis.

2. Alface

diureticos

 

Com propriedades medicinais calmantes, a alface também é um dos alimentos diuréticos que auxilia na digestão, pois facilita a passagem intestinal de outros alimentos devido a sua composição rica em fibras. Essa característica confere à alface a função laxante.

3. Limão

diureticos

 

Um dos alimentos diuréticos mais conhecidos é o limão. Mas o que dá a ele essa característica? O limão é composto por propriedades adstringentes que auxiliam no bom funcionamento dos rins. Esse órgão é responsável pela filtragem do sangue, deixando-o livre de impurezas.

4. Chuchu

diureticos

 

Alimento muito conhecido dos brasileiros, o chuchu é rico em fibras, facilitando o processo digestório, e ainda auxilia na eliminação de pedras no rins, além de auxiliar no controle de níveis de água no organismo. Rico em vitamina A e C, ajuda na manutenção da estrutura dos vasos sanguíneos.

5. Abacaxi

diureticos

 

É um dos alimentos diuréticos com maior concentração de água (93%) e facilita a digestão de alimentos pesados por conter a enzima bromalina. Essa enzima atua diretamente na digestão, melhorando o trânsito intestinal dos alimentos, além de apresentar propriedades anti-inflamatórias e expectorantes.

6. Maracujá

diureticos

 

Essa fruta é rica em vitamina A, C, complexo B, cálcio, ferro, antioxidantes, fósforo e fibras. Além de suas folhas apresentarem propriedades calmantes. Todas essas propriedades garantem ao maracujá funções diuréticas.

7. Pepino

diureticos

 

É um alimento composto por 90% de água, rico em vitamina C, antioxidante e fibras. Apresenta ainda propriedades calmantes e digestivas. Esses componentes do pepino facilitam os processos digestivos e intestinais.

8. Erva-doce

diureticos

 

O chá de erva-doce é muito indicado para cólica de bebês por conter propriedades calmantes. A erva é composta por vitaminas A,B,C, água, fibras e minerais. Os componentes da erva-doce garantem benefícios para o sistema imunológico, e as fibras atuam diretamente no processo digestivo, aliviando o desconforto intestinal.

E se os diuréticos não funcionarem?

 

Se a retenção de líquido persistir mesmo após a inserção dos alimentos diuréticos listados, é recomendado que você procure um médico para que seja feita uma avaliação clínica geral.

As causas de retenção de líquido são muitas, mas os principais problemas associados a esse desconforto são renais, doenças da tireoide, reações inflamatórias e remédios anti-hipertensivos.

 

O acúmulo de líquidos no organismo atinge com maior frequência pessoas que permanecem muito tempo deitadas, afetando principalmente as regiões das pernas e costas.

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!