Clínica Geral

Aumento nos casos reforça necessidade de prevenção da dengue no Brasil

Por Redação Doutíssima 30/03/2015

Segundo o novo mapa de casos de dengue no Brasil, divulgado pelo Ministério da Saúde em março, mais de 224,1 mil casos foram registrados em 2015. O aumento no número de casos serve alerta para a necessidade de se pensar na prevenção da dengue, com foco no melhor planejamento de estratégias.

 

A doença é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, que apresenta hábitos diurnos. Existem quatro tipos desse vírus. Cada um se manifesta de forma diferente, por isso a necessidade das medidas preventivas no país.

prevencao da dengue

Evitar o acúmulo de água parada é importante na luta contra a dengue. Foto: iStock, Getty Images

Dados mostram que prevenção da dengue é urgente

Segundo o Ministério da Saúde, comparando o mesmo período de 2014 em que foram registrados 85,4 mil casos, o ano de 2015 teve um aumento de 162% ao registrar 224,1 mil casos.

Neste ano, já foram registrados 52 óbitos devido ao vírus da dengue e, no mesmo período do ano anterior, foram registrados 76 casos que resultaram em óbito.

“Houve uma diminuição de internações nesse período por dengue de 44%. E, apesar de haver 31,5% a menos de óbitos, eles estão ocorrendo, e é fundamental reforçar o conjunto de ações que já constam no plano de contingência”, afirmou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

Para esse novo mapeamento, 1.844 municípios participaram do levantamento. A coleta de dados mostra que 340 cidades brasileiras estão em situação de risco e outras 877 estão em estado de alerta para o risco de epidemia. O levantamento também identificou que 627 municípios apresentaram resultados satisfatórios.

Segundo o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti, também conhecido como LIRAa, houve um aumento de 26,38% na participação dos municípios na coleta de dados em relação ao ano de 2014.

Com base nos dados disponibilizados pelo LIRAa, é possível as prefeituras obterem dados confiáveis e também outros setores, como limpeza urbana e abastecimento de água, podem ser mobilizados para colocar em prática ações de prevenção da dengue.

Situação da dengue nas capitais

O enquadramento dos municípios em grupos de risco, alerta ou satisfatório, pelo Ministério da Saúde, é realizado conforme o números de focos de dengue encontrados na cidade. Segundo a apuração realizada pelo LIRAa, a única capital brasileira em situação de risco de epidemia é Cuiabá (MT).

Porém, outras 18 capitais se encontram em estado de alerta, sendo elas: Aracajú (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP) e Vitória (ES).

As capitais que se encontram em situação satisfatória são: João Pessoa (PB), Teresina (PI) e Brasília (DF).

As capitais Boa Vista (RR), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Natal (RN) e Rio Branco (AC) não apresentaram dados para o levantamento.

 

prevencao-da-dengue 

Medidas de prevenção da dengue

Existe uma vacina contra os quatro tipos de vírus da dengue. Ela já está sendo testada em humanos e, até o momento, nenhum indivíduo apresentou reações contrárias. Ou seja, essa vacina pode se tornar uma medida muito eficaz na prevenção da dengue.

É importante que os moradores ajudem na prevenção da dengue ficando atentos a recipientes que possam acumular água da chuva, como caixas d’água sem tampa, potes e até mesmo plantas. Não deixe água da chuva acumulada sobre a laje. Colabore. Faça a sua parte.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!