Qualidade de vida

Dia Mundial da Juventude é data para refletir

Por Redação Doutíssima 30/03/2015

Desde 1984, o dia 30 de março é destinado para que jovens de diferentes culturas celebrem a fase entre a infância e a maturidade. O motivo é o Dia Mundial da Juventude, criado naquele ano pelo Papa João Paulo II. No entanto, não são apenas os religiosos que aproveitam a data para voltar a atenção a esse período da vida.

 

Dia Mundial da Juventude pauta reflexões

Segundo o Estatuto da Juventude, no país são consideradas jovens as pessoas entre 15 e 29 anos. É uma fase da vida que envolve muitos desafios, tanto profissionais quanto pessoais. Refletir sobre esse período tão enérgico é uma boa opção para aproveitar o Dia Mundial da Juventude.

dia-mundial-da-juventude

Jovens somam quase dois bilhões de pessoas em todo o mundo. Foto: iStock, Getty Images

No Brasil, a data é pretexto para programações especiais em diversas cidades e serve de inspiração para debater questões sobre a juventude. O perfil dos jovens brasileiros e como eles se preparam para o futuro, por exemplo, são alguns dos tópicos que podem servir de reflexão.

 

De acordo com o relatório anual The State of The World Population 2014, feito pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), a população mundial entre 10 e 24 anos soma 1,8 bilhão de pessoas. O Brasil ocupa a sétima posição no ranking de países com mais jovens nessa faixa etária, somando 52 milhões.

 

O perfil profissional dos jovens

Falar do Dia Mundial da Juventude é refletir também sobre carreira e mercado. No âmbito profissional, diversas pesquisas indicam o comportamento e perspectivas dos jovens em relação à fase adulta. Conferir alguns apontamentos podem ajudar a entender os principais anseios e desejos que passam pela cabeça dos futuros profissionais.

 

É na juventude que as pessoas dão os primeiros passos da trajetória profissional. Desde escolher a futura profissão ao emprego dos sonhos, muitas dúvidas podem surgir nessa etapa. Mas uma coisa é certa: há muitos jovens cheios de entusiasmo, que correm atrás dos objetivos traçados.

 

De acordo com uma pesquisa do portal Emprego Ligado, site brasileiro de empregos operacionais, 45% dos jovens são “batalhadores”. Quem se encaixa nessa categoria, segundo o levantamento, são aqueles dedicados e centrados nas tarefas a que sem propõem.

 

“Muitas vezes, trabalham de dia e estudam à noite, são responsáveis e focados no futuro, planejam seus passos para tomar as melhores decisões para atingir seus objetivos. Plantam hoje para colher no futuro”, afirma o CEO da Emprego Ligado, Jacob Rosenbloom.

 

Outros dados revelam que 30% dos jovens se encaixam na categoria “sobreviventes” – a maioria composta por mulheres – que são pessoas que estabelecem a família como prioridade. Eles buscam por empregos urgentemente e valorizam a estabilidade da carteira assinada e a menor distância entre trabalho e casa.

 

Outros 25% são os “personalistas” – a maioria homens – otimistas e enérgicos, com visão positiva sobre os próprios negócios, apesar de não saberem como alcançar o cenário desejado. “Sentem-se frustrados quando não recebem feedback no trabalho”, avalia Rosenbloom.

dia-mundial-da-juventude

Conquistar espaço no mercado de trabalho é uma das preocupações dos jovens. Foto: Shutterstock

Tempo de aprendizado

Durante a juventude, as pessoas vivenciam situações diferentes que são fundamentais para o crescimento pessoal. Mas as questões relacionadas a essa fase não são restritas aos mais novos. Além de aprenderem com os próprios erros e acertos, um item importante para eles é aprender a ouvir os mais velhos.

 

Apesar de terem vivido em gerações diferentes, pessoas com mais experiência de vida contribuem para o aprendizado dos jovens. Inclusive, podem incentivá-los a se preparar para a maturidade de forma saudável.

 

“O contato entre as gerações é fundamental para despertar no jovem a perspectiva de que ter idade não significa ser velho”, explica a psicóloga Mara Dintof, presidente da Unipsico São Paulo.

 

Aproveite o Dia Mundial da Juventude para fazer uma avaliação do que construiu até aqui, do que vive no momento e do que deseja para o seu futuro. Boa sorte nessa jornada!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!