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Exercícios

Exercícios pós-parto: como as novas mamães mantêm a forma

Por Redação Doutíssima 30/03/2015

Se você pensa que a maternidade é sinônimo de sedentarismo, mude seus conceitos. Os exercícios pós-parto, assim como aqueles praticados durante a gestação, são considerados importantes para a saúde da mulher e do bebê. A atividade física gera muitos benefícios, incluindo a prevenção de doenças, como diabetes e hipertensão.

 

A escolha pelos exercícios corretos após o parto é especialmente importante também porque pode ajudar no processo da eliminação do peso acumulado durante a gravidez. Quem dá a dica é Mariana Parreiras, colunista na seção Relato de Mãe, que mora nos Estados Unidos.

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Os exercícios feitos após o período do parto são importantes para a saúde da mulher. Foto: Arquivo pessoal

A busca pela boa forma faz parte da história de Mariana, que possui experiência com exercícios pós-parto. Entre as possibilidades que o mercado fitness oferece, ela optou por exercícios realizados em grupo e ao ar livre.

 

“Corremos  ou andamos, dependendo da condição física da mulher e preferência, e paramos em diferentes locais da praia a cada 10 minutos – cais, praças, até na areia. Os carrinhos são especiais para todo tipo de chão, e fazemos exercícios de localizada com elásticos. Nós queimamos em média 500 calorias por hora”, conta Mariana.

Exercícios pós-parto: quando praticar?

Antes de iniciar uma rotina de exercícios pós-parto, é importante que a mulher tenha em mente que o parto normal e a cesariana apresentam períodos de recuperação diferentes.

O parto normal tem uma recuperação mais rápida, sendo possível voltar a praticar a sua atividade física preferida 15 dias após o nascimento do bebê.

 

Já a cesariana, que é a escolha de 52% das brasileiras (segundo dados do Ministério da Saúde), tem uma recuperação mais lenta e ocorre entre 40 e 60 dias. Por isso, no período, é recomendado que a mulher não faça atividades que resultem em esforço abdominal.

Segundo Mariana, nos EUA, a mulher só recebe alta para malhar depois de seis semanas. “Então, por lei, esse grupo não aceita mulheres que tiveram bebês com menos de seis semanas”, comenta. Ela ainda afirma que as mulheres precisam assinar contratos que informam a data em que o bebê nasceu e que indicam a alta do médico.

Antes de conhecer as opções mais indicadas por Mariana para se exercitar e iniciar qualquer atividade física, lembre-se que é essencial procurar seu médico para fazer uma avaliação completa.

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Exercícios em grupo costumam motivar mais as novas mamães. Foto: Arquivo pessoal

Outras opções de exercícios pós-parto

O indicado é que a mulher combine exercícios aeróbicos e atividades que fortaleçam a musculatura abdominal. O excesso de exercícios pós-parto pode causar diminuição na produção de leite, então, não faça mais do que uma hora por dia. Confira alguns exercícios recomendados:

1. Ginástica hipopressiva

Essa técnica consiste em contrações abdominais em apneia. Os exercícios fortalecem músculos abdominais e assoalho pélvico.

2. Pilates

A atividade resulta em um dos exercícios pós-parto mais completos quando o assunto é trabalhar grupos musculares, pois exercita o corpo de maneira global. O pilates trabalha respiração, concentração, condicionamento físico e combate o estresse.

3. Natação

É uma atividade que melhora a circulação e promove o alongamento dos músculos, ampliando os movimentos e melhorando a flexibilidade e as articulações, além de aumentar a resistência física da paciente.

 

4. Ioga

A ioga trabalha os músculos sem proporcionar aumento no volume de massa. Essa atividade física também auxilia  na perda gradual de peso.

Vale lembrar: todas as atividades devem ser realizadas com a acompanhamento de um profissional para potencializar os resultados e evitar qualquer problema de saúde.

 

 

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