Clínica Geral

Saiba quais são as principais doenças que causam excesso de sono

Por Redação Doutíssima 30/03/2015

Você sabia que o excesso de sono pode ser sintoma de alguma doença? Entre as enfermidades que se relacionam com o fato de dormir muito, estão a anemia, a ansiedade, o estresse, a apneia do sono, insuficiência cardíaca e narcolepsia.

 

Possíveis causas do excesso de sono

Existem casos em que o excesso de sono do indivíduo é tão grande, que ele adormece em qualquer lugar durante o dia. Essa característica faz parte dos sintomas de um distúrbio raro do sono conhecido como narcolepsia. A pessoa que sofre disso adormece repentinamente, tem pesadelos e acorda com frequência.

 

excesso de sono

Apneia, estresse e ansiedade podem causar sonolência excessiva durante o dia. Foto: iStock, Getty Images

 

Já a anemia, causa sonolência por proporcionar uma redução de hemoglobina no sangue. Como essa proteína é responsável por carregar oxigênio para as  células, sua redução resulta em uma menor produção de energia no organismo e gera fraqueza e cansaço excessivos.

A apneia do sono é um distúrbio respiratório potencialmente grave e começa repentinamente. Esse distúrbio se resume em uma dificuldade de respirar durante o sono, o que deixa o momento fragmentado, além de afetar o raciocínio e memória.

O estresse e a ansiedade estão diretamente ligados, pois impossibilitam que o indivíduo que sofre desses distúrbios descanse durante o sono.

 

Os hormônios cortisol e noradrenalina, responsáveis respectivamente pelos níveis de estresse e humor, ficam ativos, impedindo que o indivíduo descanse o cérebro e adormeça tranquilamente. Tal atividade resulta sonolência excessiva  ao longo do dia.

A insônia é o distúrbio que mais atinge as pessoas. Um estudo publicado na Revista de Psiquiatria Clínica da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que de 70 pacientes (44 mulheres e 26 homens), 70% apresentaram o problema.

 

E o que isso significa? Essas pessoas despertavam no meio da noite e encontravam dificuldade para voltar a dormir ou adormecer naturalmente.

Além disso, os pacientes restantes (30%) apresentaram quadros de excesso de sono. Isso mostra o quanto os distúrbios relacionados ao sono afetam a qualidade de vida dos indivíduos.

Consequências do excesso de sono

Dormir menos que seis horas por dia eleva os riscos do indivíduo ter um acidente vascular cerebral, desenvolver hipertensão, arritmia ou infarto. Além disso, a pessoa fica propensa a se tornar obesa e diabética.

Por isso, se você sofre com excesso de sono durante o dia devido a algum distúrbio listado, é essencial que evite bebidas estimulantes, como café, energéticos e chá preto. Realize as suas refeições no mínimo duas horas antes de dormir e não exagere nas porções. Entre as orientações para dormir melhor, estão manter um horário regular para dormir e acordar.

Praticar exercícios regularmente, com a supervisão de um profissional capacitado, é uma alternativa para manter a boa forma, ficar longe da apneia do sono e outros problemas associados a obesidade.

Essas pequenas atitudes ajudarão a tornar a sua noite de sono melhor. Entretanto, se observar que existe um desconforto cardíaco é importante que procure um médico especialista para que a situação seja melhor investigada.

 

E não esqueça que o ideal é dormir de sete a oito horas por noite para que o seu corpo descanse. Dormir bem é essencial para renovar as energias para o próximo dia e não sofrer com o excesso de sono.

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!