Especialidades

Aproveite o Dia da Saúde e Nutrição e cuide melhor de você

Por Redação Doutíssima 31/03/2015

O Dia da Saúde e Nutrição é comemorado em 31 de março, uma data perfeita para uma reflexão sobre a saúde, a alimentação e os hábitos. Que tal aproveitar esse momento como ponto de partida para uma nova vida saudável?

Nutrição e saúde andam sempre lado a lado. Vale lembrar o que dizia Hipócrates, o pai da Medicina: “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”.

dia-da-saude-e-nutricao

Data relaciona saúde e nutrição como pilares essenciais para a vida. Foto: iStock, Getty Images

A origem do Dia da Saúde e Nutrição

O Dia da Saúde e Nutrição foi criado no Brasil justamente para conscientizar a população para a importância da saúde e boa alimentação. É também a data que serve para que as instituições públicas e privadas pensem na sua contribuição para um desenvolvimento sustentável nessa área.

Mais do que satisfazer a fome, uma boa alimentação significa também incluir o consumo de nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo humano, o que leva ao aumento da qualidade de vida. Mas será que o brasileiro está se esforçando? Confira alguns dados e faça sua reflexão neste Dia da Saúde e Nutrição.

A saúde e nutrição no Brasil

Nas últimas quatro décadas, pesquisas feitas no Brasil evidenciaram uma transição nutricional, sinalizada pela redução da desnutrição em menores de 5 anos (entre 1989 e 2006, o déficit de peso em menores de 5 anos reduziu de 7,1% para 1,7%).

Por outro lado, o excesso de peso e a obesidade passaram a ser observados em todas faixas etárias. Em 2008, o excesso de peso atingia 34,8% dos meninos de 5 a 9 anos e 32% meninas da mesma faixa etária.

Entre adultos, estava presente em 50,1% dos homens e 48% das mulheres brasileiras. Já a obesidade podia ser observada em 12,5% dos homens e 16,9% das mulheres.

dia-da-saude-e-nutricao

Alimentação inadequada leva à obesidade, que prejudica a saúde. Foto: iStock, Getty Images

Sobrepeso e falta de saúde

A Pesquisa Nacional de Saúde investigou os hábitos de alimentação do brasileiro, com base nos padrões sugeridos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Um dos itens da pesquisa foi sobre o consumo de frutas e hortaliças.

No Brasil, o percentual médio de pessoas de 18 anos ou mais de idade que consumiam cinco porções diárias de frutas e hortaliças (recomendação da OMS) foi de 37,3%, variando de 28,2%, na Região Nordeste, a 42,8% na Sudeste e 43,9% na Centro-Oeste. O consumo também mostrava aumento com a idade e com o grau de escolaridade.

Atualmente, conforme a mesma pesquisa, as doenças crônicas constituem mais de 70% das causas de mortes no Brasil. As doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, enfermidades respiratórias crônicas e doenças neuropsiquiátricas, principais DCNT, têm respondido por um número alto de mortes antes dos 70 anos.

Os números mostraram forte associação dessas doenças a fatores de risco, destacando-se o tabagismo, consumo abusivo de álcool, excesso de peso, níveis elevados de colesterol, baixo consumo de frutas e verduras e sedentarismo.

dia-da-saude-e-nutricao

Consumo de frutas e hortaliças está aquém do desejado no Brasil. Foto: iStock, Getty Images

Dia da Saúde e Nutrição estimula mudanças

É sobre esses números e dados que deve se refletir no Dia da Saúde e Nutrição.  As orientações se voltam para a nutrição, que é o primeiro passo rumo à saúde plena.

A redução dos alimentos processados e o acréscimo dos alimentos naturais e frescos na dieta, e tudo isso somado à atividade física regular, têm efeitos na resposta do corpo à absorção dos nutrientes.

O estresse diário, junto com o sedentarismo e uma alimentação rica em gorduras e pobre em nutrientes, contribui para que o organismo adoeça. Por outro lado, a prática de esportes, atividades relaxantes e refeições balanceadas e bem distribuídas podem prevenir patologias.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!