Cabelos

Shampoo antirresíduos: saiba tudo sobre esse aliado dos seus cabelos

Por Redação Doutíssima 31/03/2015

Você já deve ter visto várias marcas de shampoo antirresíduos em farmácias e lojas de produtos de pele. Mas afinal, para que eles servem?

 

Não é surpresa que o cabelo e o couro cabeludo fiquem sujos com bastante frequência devido à poluição, ao uso de produtos de cabelo e aos maus cuidados. Enquanto um shampoo normal ajuda a remover o excesso de sujeira, o shampoo antirresíduos é uma forma eficaz de manter o seu cabelo totalmente limpo.

shampoo antirresiduos

Shampoos purificantes são opção para eliminar resíduos que ficam no cabelo. Foto: iStock, Getty Images

O que é um shampoo antirresíduos?

Esse tipo de shampoo também é chamado de “purificante”, “detox” e “limpeza profunda”. Pense em silicone, cera, hidratantes, óleos para o cabelo, mousses, sprays e shampoo a seco, produtos que você usa todos os dias. Acredite, o seu shampoo habitual não consegue retirar todos os resíduos deixados por eles.

A preocupação com a escolha dos produtos capilares é uma realidade na vida das brasileiras, que, segundo uma pesquisa de 2012 da P&G, preferem shampoos que melhoram a saúde dos fios, hidratando e fazendo reparações.

A maioria dos shampoos regulares são formulados para limpar suavemente, com uma proporção menor de agentes de limpeza. Em comparação, na composição do shampoo antirresíduos, existem  menos agentes de condicionamento e mais agentes de limpeza, para higienizar o cabelo completamente.

Quem deve usar?

O produto é indicado para as pessoas que possuem cabelo oleoso, pesado e sem vida, principalmente se a causa for o acúmulo de produtos. Nesses casos, basta usar um shampoo antirresíduos uma ou duas vezes por mês.

As pessoas com cabelos tingidos e crespos devem usá-lo com menor frequência, mais ou menos uma vez ao mês. É que o uso excessivo pode causar a remoção dos óleos naturais do couro cabeludo.

Quando o seu cabelo não responde mais a produtos de hidratação, ou se você pratica natação, esporte em que seus fios ficam em contato com o cloro, o uso desse tipo de shampoo, ocasionalmente, é uma solução para ter cabelos mais bonitos e saudáveis.

Porém, se você não sabe se os seus fios necessitam desse produto, é recomendado conversar com seu cabeleireiro sobre isso. Ele irá recomendar que tipo de shampoo antirresíduos é o mais indicado.

Como usar shampoo antirresíduos

Usar um shampoo para limpeza profunda não é diferente do que usar qualquer outro, apenas são necessários alguns ajustes. Comece usando uma quantidade pequena, semelhante ao tamanho de uma moeda, e aplique em seu couro cabeludo, massageando suavemente por 60 segundos.

Dependendo da quantidade de acúmulo de óleos em seu cabelo, o shampoo talvez não faça muita espuma, mas tudo bem. Em seguida, enxágue muito bem. Em seguida, você pode usar um produto condicionante, de preferência uma máscara, que irá penetrar profundamente em seus cabelos, deixando-os ainda mais macios e saudáveis.

Se você usar esse produto da maneira correta, ele não tratá nenhum perigo para os fios. Por ter muitos agentes de limpeza, esse tipo de shampoo é capaz de deixar o cabelo um pouco mais ressecado depois do uso. Para acabar com o problema indesejado, basta complementar com um bom condicionador ou uma máscara de tratamento.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!