Qualidade de vida

Conheça 5 brincadeiras de Páscoa

Por Redação Doutíssima 01/04/2015

O período de Páscoa é cheio de significados. Para as crianças, então, é sinônimo de coelhinho, brincadeiras de Páscoa, muito chocolate e festa. E para os pais delas, é o momento especial de aproveitar essa descontração familiar para se aproximar ainda mais dos filhos. Que tal aproveitar melhor essa data em companhia da família?

 

Importância das brincadeiras de Páscoa

 

Muitas vezes, os adultos acabam deixando a ludicidade do momento de lado. E acham que presentear o filho com um ovo caro é o suficiente. Se você faz isso, saiba que não é o que as crianças desejam. O que elas querem é muito mais simples.

 

De acordo com uma pesquisa realizada em 2014 pelo Sainsbury, uma Páscoa perfeita para as crianças (33%) é passar o dia na companhia dos pais. Entre as atividades citadas pelos entrevistados – de cinco a 12 anos -, estavam o piquenique, a caça aos ovos e a corrida do ovo.

 

brincadeiras de pascoa

Uma forma de aproveitar a Páscoa com os filhos é investir em jogos divertidos. Foto: iStock, Getty Images

Divirta-se com as brincadeiras de Páscoa

 

Para ajudá-lo nessa empreitada, separamos cinco brincadeiras de Páscoa que vão colocar todo mundo na roda, adultos e crianças, amigos, parentes e vizinhos.

 

1. Encontre os ovos

Das brincadeiras de Páscoa, essa é uma das mais tradicionais. A ideia é simples: monte duas equipes entre as crianças (se quiser pode colocar os adultos da família na brincadeira), faça com que elejam líderes e distribuam tarefas entre si.

Dê a cada grupo um cesto e diga o que ele precisa encontrar no jardim para completar aquela cesta. A brincadeira aborda disciplina e trabalho de equipe.

2. Corrida do ovo

Outra também tradicional das brincadeiras de Páscoa, mas bastante divertida é a corrida do ovo. Leve todos para o quintal com ovos cozidos e uma colher. O jogo é levar os ovos de um lado para outro sem deixar cair.

3. Coelho sai da toca

As crianças são divididas em grupos de três, em um grande círculo. De cada três, dois dão as mãos e erguem os braços. O terceiro fica no meio, embaixo dos braços dos amigos, como um coelho dentro da toca. No centro do círculo, fica uma única criança, que será um coelho solitário.

Alguém do grupo precisa estar a postos para gritar: “Coelhinho, sai da toca!”. Nessa hora, todos os coelhinhos saem e o que estava no círculo também. E todos procuram uma nova toca. Quem ficar sem toca vai para o centro e a brincadeira continua.

4. Corrida de coelhos

 

Essa é uma das brincadeiras de Páscoa que exigem fôlego dos participantes. Mais uma vez, o jogo é para duas ou mais equipes. Marque com o giz a linha de saída/chegada e com os cones o ponto de retorno.

As equipes devem ficar em colunas atrás da linha. Ao sinal, a primeira criança de cada equipe sai pulando como um coelho até o cone, precisa contorná-lo e retornar até a linha, onde outro começa, até o último. Vence quem terminar primeiro.

5. Rabo de coelho

Para rabo do coelho, precisa de uma cartolina com desenho de um coelho de costas, com um pompom de lã ou outro material, fita crepe e venda para os olhos. O coelho é grudado na parede e os participantes, com olhos vendados, têm que encaixar o rabo do coelho no lugar certo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!