Receitas

Descubra como a tapioca fit pode trazer mais energia ao seu treino

Por Redação Doutíssima 01/04/2015

A tapioca fit invadiu as redes sociais dos amantes da vida saudável. Mas você sabe o motivo? Esse alimento é um ótimo aliado para aquelas pessoas que querem perder peso e se manter longe de carboidratos simples, como o pão branco. É por isso ganhou o adjetivo fit.

 

Para ter todos os seus benefícios, é só cuidar com o que vai incluir no recheio desse prato saboroso, que pode ser consumido a qualquer hora do dia. A tapioca fit é fácil de fazer e uma ótima aliada para a sua dieta. Descubra mais sobre ela!

 

tapioca-fit

Evite recheios gordurosos para o preparo de uma tapioca mais saudável. Foto: iStock, Getty Images

Do que é feita a tapioca fit?

 

A tapioca é um alimento muito conhecido nas regiões Norte e Nordeste. Entretanto, muitas vezes, é acompanhada de recheios calóricos. Segundo membro da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), a versatilidade é item importante no preparo, já que é possível utilizar recheios totalmente adaptáveis a um estilo de vida mais natural.

Feita a partir da fécula de mandioca, ela possui poucas calorias, apenas 70 a cada 50 gramas, e não tem glúten. Com isso, é livre de gliadina, uma proteína presente no glúten e que colabora para o aumento da inflamação do organismo e da gordura abdominal.

Por que ela ajuda na dieta?

 

Por ser de fácil digestão, a tapioca fit é uma ótima forma de ter energia rápida. Assim, é possível usá-la tanto antes quanto depois de praticar um exercício. Como em qualquer dieta saudável, porém, é preciso consumi-la com moderação.

Não consegue ficar sem comer carboidratos na dieta? A tapioca fit é uma opção saudável e que não compromete o seu esforço. Além disso, ela possui vitaminas, principalmente as do complexo B, incluindo ácido fólico.

Receitas de tapioca fit

Ela é muito versátil e prática, já que você pode fazer desde a receita tradicional da tapioca, ou até mesmo utilizá-la como um ingrediente para outras receitas. Confira duas receitas fáceis de preparar.

1. Tapioca  com recheio de banana e cacau em pó

Ingredientes:

2 colheres de goma de tapioca

1 banana

1 colher de cacau em pó.

Modo de Preparo:

Em uma frigideira antiaderente, espalhe a goma de tapioca até cobrir o fundo e deixe cozinhar em fogo baixo até que ela fique firme. Depois, é só virar e aguardar mais alguns segundos.

Enquanto isso, amasse uma banana e leve ao microondas por 30 segundos. Em seguida, basta polvilhar o cacau e rechear a tapioca. Essa é uma ótima opção para o café da manhã.

É possível utilizar outras opções de recheio na sua tapioca fit. Entre eles, frango desfiado, morangos, geleias e ricota, e temperar com suas especiarias favoritas.

2. Pão de queijo de tapioca

Ingredientes:

1 ovo

2 colheres de goma de tapioca

2 colheres de Requeijão

sal a gosto

Modo de Preparo:

Em uma tigela, bata o ovo com um garfo e adicione o requeijão e a tapioca. Depois que virar uma massa homogênea, coloque sal a gosto. Basta colocar a massa em uma frigideira antiaderente, sempre em fogo baixo, e deixar cozinhar até que a massa solte da frigideira.

Então, é só virar e aguardar cerca de um minuto e está pronto o seu pão de queijo de frigideira. Se quiser, pode rechear com queijo mussarela light.

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!