Cabelos

Aprenda como tirar o frizz do cabelo em casa

Por Redação Doutíssima 02/04/2015

Encontrar uma solução fácil e aprender  como tirar o frizz do cabelo é uma batalha para muitas mulheres. Algumas têm na condição uma experiência diária, enquanto outras vivenciam isso como um problema ocasional. Em ambos os casos, é frustrante estar com os fios desalinhados. Mas a boa notícia é que, com alguns cuidados, é possível ficar longe do frizz.

 

Batalha para tirar o frizz do cabelo

Em 2010, a marca Pantene fez uma pesquisa sobre os cabelos com duas mil mulheres. Entre as entrevistadas, 46% afirmaram que sofriam com a batalha para tirar o frizz do cabelo no dia a dia.

como tirar o frizz do cabelo

Pentear os fios molhados e usar o difusor podem ajudar a evitar o frizz no cabelo. Foto: iStock, Getty Images

A principal causa do frizz nos cabelos é a falta de umidade. As camadas da cutícula dos fios precisam de umidade para tornar o cabelo totalmente liso. Outros fatores que contribuem são a umidade extrema, o uso regular do secador de cabelo e o excesso de cloro.

Além disso, determinados compostos químicos e o uso de produtos errados para o seu tipo de cabelo acabam eliminando a hidratação natural do fio. Todas essas questões deixam o cabelo frágil. Assim, começa-se a busca por descobrir como tirar o frizz.

 

Para a fundadora da marca Carol’s Daughter, a americana Lisa Price, conhecida como a rainha do cabelo natural, muitas vezes, o frizz em cabelos encaracolados é resultado de simplesmente não cuidar de seus cachos corretamente.

Price revela que a lavagem dos cabelos, o ato de escovar os fios, o uso de toalhas e outras atitudes são questões que podem facilitar o aparecimento do frizz no dia a dia.

 

Como tirar o frizz do cabelo?

Para responder essa pergunta, a revista americana Glamour chamou dois experts no assunto. O embaixador da L’oreal Paris, Marcos Carrasquillo, e o cabeleireiro de celebridades como Megan Fox e Kim Kardashian, George Papanikolas. Veja algumas dicas reveladas pelos profissionais e aprenda como tirar o frizz dos cabelos.

1. Seque o cabelo com um difusor

Certifique-se de manter o seu secador em uma configuração média, porque uma das maneiras mais fáceis para permitir que a umidade cause estragos em seu cabelo é através do excesso de calor.

2. Aplique um produto de styling 

 

Isso é especialmente importante para as meninas com cabelos crespos ou cacheados. Se você quer manter sua textura natural, aplique-o logo depois de lavar o cabelo e seque com um difusor. Isso cria uma camada protetora que vai ajudar a tirar o frizz.

3. Use um tratamento de hidratação profunda 

 

O calor misturado com a umidade severa deixa o seu cabelo seco. O uso de cremes e máscaras capilares pode ajudar, repondo a hidratação do fio e evitando o frizz.

4. Use um condicionador com proteínas

Esses condicionadores ajudam a reparar os cabelos secos e danificados e a protegê-los da umidade ao mesmo tempo.

5. Não lavar o cabelo mais do que duas vezes por semana

Isso é necessário para quem tem o cabelo crespo ou os fios mais grossos. O excesso de lavagem retira do cabelo os seus óleos naturais, causando o frizz.

 

6. Penteie seu cabelo no chuveiro

Escove o cabelo com um pente de dentes largos no chuveiro, enquanto ele está condicionado e, em seguida, enxague.

7. Não secar o cabelo com uma toalha

Secar o cabelo com a tolha causa ainda mais frizz. Em vez disso, esprema o excesso de água e deixe secar naturalmente ou use um difusor.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!