Especialidades

Conheça os tipos de autismo e saiba mais sobre o transtorno

Por Redação Doutíssima 02/04/2015

Entender os tipos de autismo é uma forma de valorizar a luta de pais, cuidadores e dos indivíduos autistas. O dia 2 de abril é marcado pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo, por isso, conhecer a doença pode ajudar na busca por tratamentos adequados e por uma vida mais digna.

Tipos de autismo: os sintomas

No Brasil, embora os dados sejam bastante escassos, no Primeiro Encontro Brasileiro para Pesquisa de Autismo, ocorrido em 2010, com base no Censo de 2000, estimou-se que há cerca de 500 mil pessoas com autismo no país.

 

Na maior parte dos casos, o autismo envolve reações não responsivas. Muitos pais solicitam exames específicos de audição, pois acreditam que a criança seja surda.

tipos de autismo

O autismo infantil e a Síndrome de Asperger são considerados variações da doença. Foto: iStock, Getty Images

Pouco ou nenhum contato visual, dificuldade de comunicação, ser fechado na lógica de seu próprio mundo ou ficar balançando o corpo para frente e para trás por horas podem ser alguns dos sintomas que variam pelos tipos de autismo.

Em alguns deles, a criança pode apresentar uma habilidade intelectual elevada ou muito abaixo do normal. Problemas de coordenação motora também podem ser característicos.

Conheça os tipos de autismo

De acordo com o Código Internacional de Doenças (CID 10), existem cinco tipos de autismo (nos Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD). Conheça:

1. Autismo infantil

Esse tipo se manifesta antes dos três anos e a incidência é maior em meninos do que em meninas. Nem sempre é acompanhado de um déficit intelectual, uma vez que há crianças que apresentam os sintomas do autismo, mas não se reflete na fala nem no intelecto.

2. Autismo atípico

O autismo atípico também é conhecido por desordem desenvolvimental pervasiva. Em geral, se inicia entre os três e 12 anos. Esse autismo é diferente do infantil pela idade em que tem início e por ter um número menor de sintomas.

Para ser considerado esse tipo de autismo, é necessário que tenha uma ou duas características, como comunicação fora do padrão, comportamento repetitivo ou restrito. É mais comum em pessoas com deficiência mental mais acentuada ou com graves transtornos do desenvolvimento da linguagem.

3. Síndrome de Ratt

É um dos tipos de autismo mais raros (a incidência é de um caso a cada 10 mil pessoas), é genético (ocorre da mutação do gene MECP2), porém não-hereditário. A ocorrência é maior em meninas, e a principal consequência é afetar o desenvolvimento cerebral e motor.

Os portadores apresentam movimentos anormais das mãos, dos olhos, problemas respiratórios, convulsões, arritimia cardíaca e escoliose.

4. Síndrome de Asperger

Essa síndrome tem uma incidência de um caso para cada 250 pessoas e pode variar de acordo com a gravidade e intensidade. Os sintomas são bastante semelhantes aos demais tipos de autismo, porém a pessoa pode apresentar uma inteligência acima do comum, principalmente habilidades em algumas áreas, como matemática e música.

5. Síndrome de Heller

Também conhecido como Transtorno Desintegrativo da Infância, a síndrome de Heller é uma doença degenerativa cerebral. A criança começa a perder as capacidades motoras e intelectuais a partir dos três anos de idade e passa a ter sintomas de autismo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!