[the_ad_group id="16401"]
Especialidades

Conheça 10 maneiras de enfrentar os sintomas da menopausa

Por Redação Doutíssima 03/04/2015

A menopausa marca um período de muitas mudanças na vida das mulheres. Em geral, desde o momento em que ela começa até a rotina feminina ser afetada, os sintomas da menopausa não são nada agradáveis.

 

Quais são os sintomas da menopausa

 

A menopausa ocorre durante o climatério, com a redução natural da produção de estrogênio e progesterona pelos ovários. Também desencadeiam a menopausa a histectomia (retirada do útero), quimioterapia, radioterapia e insuficiência ovariana primária (fruto de doença autoimune ou de fatores genéticos).

 

Entre os sintomas da menopausa, estão irregularidade na menstruação, secura vaginal, ondas de calor, suores noturnos, taquicardia, problemas no sono, alterações de humor, depressão, ganho de peso e lentidão no metabolismo.

 

 

sintomas da menopausa

Prática de exercícios e alimentação saudável podem ajudar a aliviar a menopausa. Foto: iStock, Getty Images

10 maneiras de superar os sintomas da menopausa

 

Existem algumas formas de driblar os sintomas da menopausa. Confira algumas dicas:

1. Reposição hormonal

 

A menopausa pode trazer desconforto e sofrimento. Com exames e acompanhamento ginecológico, você pode decidir pela reposição hormonal. Muitas vezes, mudanças na rotina e alimentação podem ser suficientes.

Estudo realizado em 2003 pelo WHI (Women Health Initiative) avaliou com mulheres entre 50 e 79 anos. Parte recebeu estrogênio e progesterona e outra parte recebeu placebo. Como conclusão, houve aumento de casos de câncer de mama, infartos, AVCs e embolias pulmonares no grupo submetido à reposição.

2. Ajuda psicológica

Uma das primeiras medidas necessárias é aceitar que as mudanças vão influenciar intensamente o novo período da vida. E é preciso aceitar o novo processo como uma nova fase, e não uma doença. Buscar o atendimento psicológico pode ser um primeiro passo para compreender as mudanças que estão se iniciando.

3. Antidepressivos

Baixas doses de antidepressivos podem ser indicadas para diminuir os calores e distúrbios de humor que estão entre os sintomas da menopausa. Outros medicamentos são indicados para terapias contra enxaquecas.

4. Hábitos de vida

Se você prefere encarar, modificando sua maneira de viver, existem possibilidades que incluem terapias alternativas, mudanças nos hábitos, na alimentação e exercícios físicos. E você pode começar ingerindo dois litros de água por dia, principalmente depois dos exercícios.

5. Exercícios

Exercite-se. Pesquisadores norte-americanos acompanharam 380 mulheres, com média de idade de 42 anos, em uma hora de exercícios moderados cinco vezes por semana. Os resultados mostraram que amenizaram os sintomas psíquicos e o estresse das mulheres.

6. Dieta saudável

A alimentação com frutas, legumes, verduras e alimentos pouco calóricos, além da eliminação das gorduras, açúcar, sal e refrigerantes em excesso, podem ajudar a reduzir e manter o peso.

7. Evite o cigarro, as drogas e o álcool

O cigarro, as drogas e o álcool causam muitos danos, pioram as ondas de calor e aumentam o risco de infarto e de AVC.

8. Medite

Pesquisadores da Unifesp concluíram que a meditação, uma vez por semana, de 15 a 30 minutos, auxiliou no sono, nos níveis de atenção, de memória e de concentração de todas as voluntárias, sem o uso de remédios.

9. Visite regularmente o médico

Essa dica vale especialmente se você faz o tratamento de reposição hormonal, pois ele aumenta o risco de câncer e de problemas cardiovasculares.

10. Vitamina E

Um total de 400 UI de vitamina E controlam os sintomas da menopausa. A melhor forma de ingerir essa vitamina deve ser discutida com o seu médico.

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]