Receitas

De olho na Páscoa: 3 receitas saudáveis com cacau

Por Redação Doutíssima 03/04/2015

Você já parou para pensar em qual é a relação do cacau, do ovo e do coelho na Páscoa? A data, cheia de simbologias, foi agregando diversas tradições ao longo do tempo, até chegar na celebração que conhecemos atualmente.

 

Cacau e a Páscoa

 

A Páscoa tem vários signos. O ovo simboliza a vida, junto com o coelho, tradição que representa a fecundidade e a reprodução constante. Entretanto, o ovo já era distribuído em muitas festas pagãs em culturas antigas. Só que nessas, ele era pintado para ter relação com a natureza. Com o tempo, começaram a ser esvaziados e preenchidos com confeitos.

 

cacau

É possível preparar receitas com chocolate saudáveis para aproveitar a Páscoa. Foto: iStock, Getty Images

 

Mas o cacau ainda não estava presente. De acordo com o livro Chocolate: por que gostamos tanto?, uma das teorias aceitas para o surgimento do ovo de chocolate é uma invenção inglesa – embora outras teorias digam que foi na França que tudo aconteceu.

A invenção permitiu que o chocolate fosse moldado no formato de um ovo – e o melhor, seria inteiramente comestível.

Tentações da Páscoa

 

O fato é que o ovo de chocolate é uma tentação, e perigosa, para quem precisa controlar o peso. Nutricionistas aconselham o consumo de até 30g de chocolate por dia, o que equivale a dois bombons ou um tablete pequeno.

 

Por outro lado, quanto mais amargo, mais cacau ele tem (o extra amargo tem 75% a 85%; o amargo, 50% a 75%; o meio amargo, 35% a 50%; e o ao leite, menos de 40%). Assim, é rico em vitaminas, ácido fólico, minerais essenciais, além de flavonoides, que melhoram o humor, reduzem o estresse e previnem ou controlam a hipertensão.

 

cacau 

Receitas saudáveis com cacau

 

Selecionamos três receitas para você se deliciar saudavelmente nessa Páscoa.

1. Ovo de páscoa com cereais

Ingredientes:

8 barras de cereais

300g de chocolate meio amargo.

Modo de Preparo:

Derreta as barras de cereais em banho-maria e, depois, use para cobrir a base de uma forma de ovo nº 15. Em seguida, espalhe uma fina camada de chocolate meio amargo derretido por cima dos cereais.

Leve ao freezer, espere cinco minutos até endurecer e desenforme. Você pode inverter a ordem, esperando o chocolate congelar para colocar as barrinhas derretidas.

 

2. Chocolate sem lactose, sem glúten e sem açúcar

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de óleo de coco

2 colheres (sopa) de cacau em pó

½ colher (sopa) de agave ou mel.

Modo de Preparo:

Misture em uma tigela todos os ingredientes. Mexa até criar uma textura pastosa. Coloque em formas de silicone para ovinhos ou bombons e aguarde endurecer. Você pode usar também cacau, flocos de coco ou chia para confeitar.

3. Ovo de chocolate meio amargo com coco e nozes

Ingredientes:

600g de chocolate meio amargo

½ colher (sopa) de nozes

½ colher (sopa) de coco ralado.

Modo de Preparo:

Derreta o chocolate ralado em banho-maria. Retire do fogo e mexa delicadamente até esfriar.  Coloque em uma forma de ovo para um quilo.

 

Espalhe o chocolate na forma e deixe na geladeira por cerca de dois minutos. Repita a operação até terminar, colocando antes do chocolate, o coco ralado e as nozes trituradas.

Na última vez que levar o ovo à geladeira, não deixe ultrapassar os 15 minutos. Desenforme e se quiser, use um pouco de chocolate para juntar as duas partes.

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!