Receitas

Aprenda a fazer 3 receitas com batata doce

Por Redação Doutíssima 04/04/2015

As receitas com batata doce estão em alta. Provavelmente, você já ouviu falar das maravilhas desse tubérculo, considerado uma maquininha de fornecer energia com carboidratos saudáveis e sem elevar o açúcar no sangue, mistura perfeita para quem treina e, em pequenas quantidades, perfeita para quem está de dieta.

 

Por que fazer receitas com batata doce

Quem pensa que ela é boa só em dietas para eliminar peso e ganhar massa muscular, está enganado. Receitas com batata doce podem ser muito benéficas para a saúde. Ela auxilia no controle da diabetes porque tem baixo índice glicêmico, ajuda a emagrecer, pois diminui o apetite por ser rica em fibra e fortalece o sistema imunológico porque tem vitamina A.

receitas com batata-doce

Cozida e consumida com casca, a batata doce oferece ainda mais benefícios. Foto: iStock, Getty Images

De acordo com um estudo realizado em 2013 no College of Agriculture and Life Sciences, Estados Unidos, o consumo desse tipo de batata dá mais saciedade e pode auxiliar no combate à obesidade.

 

Ela é antioxidante, anti-inflamatória, ajuda a manter o colágeno da pele e reduz o risco de desenvolvimento de algumas formas de artrite. Os carotenoides da batata doce podem ajudar seu corpo a responder à insulina e estabilizar o açúcar no sangue. Também dá resistência na doença do coração do diabético. E, entre outras coisas, é um calmante para o estômago.

Entretanto, de todas as receitas com batata doce, a melhor e mais saudável maneira de obter todos os benefícios do tubérculo na dieta é de forma cozida e com casca.

 

A forma menos aconselhável de fazer as receitas com batata doce é na fritura, uma vez que vai aumentar a gordura, prejudicando a saúde.

3 receitas com batata doce

Para que possamos usufruir dos poderes desse tubérculo, separamos três receitas com batata doce para você colocar em prática e se valer desses benefícios.

1. Batata doce com frango

Ingredientes:

1 filé de frango

2 batatas-doces

Vinho branco

Louro

Limão

Orégano.

Modo de Preparo:

Tempere o frango com o vinho, louro, limão e orégano. Asse as batatas no forno enroladas em papel de alumínio por 30 minutos. Deixe grelhar o filé de frango.

2. Batata doce assada

Ingredientes:

2 batatas-doces grandes

100g creme de leite fresco

1 colher (sopa) de suco de limão

Folhas de rúcula

Sal e pimenta a gosto.

 

Modo de Preparo:

Com um garfo, faça vários furinhos na casca das batatas. Tempere-as com sal e pimenta e envolva em papel alumínio deixando assar em forno 180º por cerca de uma hora.

Para fazer o sour cream, bata o creme com o limão até que fique espesso, porém no ponto em que ainda escorra um pouco. Tire as batatas do alumínio, faça um corte nas cascas e abra-as delicadamente.

Espalhe o sour cream na cavidade de cada batata, cubra-o com algumas fatias de parma e algumas folhas de rúcula. Regue tudo com bastante azeite, sal e pimenta.

3. Purê de batata doce

500g de batatas doces cozidas, descascadas ainda quentes

1/2 xícara de açúcar mascavo

1 colher (sobremesa) de canela

2 colheres (chá) de manteiga

Sal a gosto.

Modo de Preparo:

Coloque numa tigela as batatas cortadas ainda quentes, o açúcar, a canela, a manteiga e o sal. Amasse bem. Coloque na forma e leve para assar em forno quente por 15 minutos.

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!