Dica do Nutricionista

Conheça os benefícios dos ácidos graxos para a saúde

Por Redação Doutíssima 04/04/2015

Os ácidos graxos são gorduras boas, essenciais para o nosso organismo, em funções importantes como produção de energia, aumento de metabolismo, aumento do crescimento muscular, transporte do oxigênio e crescimento normal celular, além de beneficiar funções nervosas e participar da regulação hormonal.

 

Apesar de serem fundamentais para nossa saúde, essas gorduras não são produzidas pelo nosso organismo, e, em geral, são pouco consumidas nos cardápios. Nos alimentos industrializados, por exemplo, durante o processo de industrialização, os ácidos graxos são retirados. Isso faz com que precisemos inserir os alimentos frescos na nossa dieta.

acidos-graxos

Peixes são importante fonte de ácidos graxos. Foto: Shutterstock

Benefícios dos ácidos graxos

A lista dos benefícios é grande. Vamos começar com o desempenho físico, que melhora com a introdução na alimentação de ácidos graxos. Para os treinos físicos, eles diminuem as quebras do tecido muscular, aceleram o crescimento, melhoram a recuperação, diminuem as inflamações e contribuem para o trabalho das articulações.

Já os que buscam emagrecimento, vão encontrar nos ácidos graxos parceiros na jornada, uma vez que eles combatem à obesidade de forma saudável, pois o transtorno alimentar pode estar associado à falta de gorduras boas nas refeições. Os alimentos com esse composto permitem emagrecer com saúde e aumentar o metabolismo do corpo.

Para os que desejam impulsionar a atividade mental, esse tipo de gordura fornece nutrientes necessários para o funcionamento correto dos impulsos nervosos e, por fim, mantém a saúde cardiovascular em dia, já que controla os níveis de triglicerídeos.

Onde encontrar os ácidos graxos

Do fígado do bacalhau, é extraído um óleo rico em graxos naturais, assim como o óleo de peixe comum produz o Ômega 3, um ácido graxo puro, fonte de gorduras boas e muito saudável. Consumir peixes e o óleo desses animais proporciona uma ingestão maior de Ômega 3 e ácidos com gorduras boas.

Também são encontradas em algumas sementes oleaginosas. O leite humano também é riquíssimo em ácidos graxos essenciais. Contém cerca de 11% de ácido linoleico (enquanto que o leite de vaca possui apenas 1%), 0,4% de ácido gama – linolênico e 0,4% de ácido araquidônico.

Para ingerir as gorduras boas de forma correta

Primeiramente, entenda que, segundo a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), o limite máximo de gordura na dieta deve ser em torno dos 30%, com proporção aproximadamente igual dos tipos de ácido graxo: saturados, monoinsaturados e poliinsaturados.

Também lembre que alcoolismo, excesso de açúcar no sangue, colesterol alto e falta de vitaminas reduzem a capacidade de assimilação das gorduras boas, provocando a necessidade de suplementação. Caso contrário, pode ser encontrado nos peixes e em alguns grãos.

Para aumentar o consumo de ácido graxo, podemos inserir alimentos ricos dessa gordura, na nossa alimentação. Aumentando o consumo de peixe, por exemplo, estaremos também aumentando o consumo da gordura boa e, de quebra, proporcionando uma alimentação saudável em todos os sentidos.

Além disso, também podemos usar na nossa alimentação óleos vegetais, como de linhaça, frutos secos ou canola.

Entretanto, saiba que suplementos de Ômega 3 não são todos iguais, e é preciso ficar atento à procedência, tipo de peixe, forma de fabricação, presença de toxinas e metais tóxicos, já que toxinas do mar podem ser acumuladas na gordura do peixe, o que poderia ocasionar, inclusive, o câncer de próstata.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!