Cabelos

Entre na moda e descubra como usar turbante

Por Redação Doutíssima 04/04/2015

Apesar de ser um acessório muito versátil, muitas mulheres têm dúvidas sobre como usar turbante. A peça, mais frequentemente usada em países do Mediterrâneo e do sul da Ásia oriental, encontrou o seu caminho para o reino da moda.

 

Saber como usar turbante pode adicionar um toque de charme a qualquer look, desde um jeans e camiseta branca a um vestido de noite arrebatador.

como-usar-turbante

Turbante se encaixa em diversos looks e empresta charme à mulher. Foto: iStock, Getty Images

Prático e para diferentes ocasiões

De acordo com o livro Por dentro da moda, o turbante se originou no Oriente Médio. Esse lenço só virou moda no Ocidente em 1910 e, desde então, foi usado por muitas mulheres, inclusive a conhecida Carmen Miranda.

 

Esse acessório é icônico a muitas celebridades desde os anos vinte, mas periodicamente  estilistas como Miuccia Prada o trazem para as passarelas e ele ganha a atenção dos  aficionados em moda em todo o mundo.

 

O turbante é um desses acessórios capazes de transformar um look, já que é possível fazê-lo de vários materiais e cores, desde estampas chamativas a tons neutros.

Como usar turbante: guia para não errar 

O primeiro passo é saber como usar turbante. Isso porque, apesar de ser versátil, alguns detalhes fazem toda a diferença na composição. Veja o que você deve saber:

1. Cabelo

A regra para o cabelo quando usar turbante é bastante simples. Cachos, ondas e bastante movimento. Cachos soltos proporcionam o equilíbrio para esse acessório, resultando em maior simetria.

2. Maquiagem

Se você escolheu um turbante colorido, com brilhos e que sem dúvida chama a atenção, deve optar por uma maquiagem mais neutra, com olhos bem esfumados e pele impecável.

O oposto é necessário se você usar um turbante preto, que é a cara dos anos 1960. Nesse caso, um delineador e um belo batom vermelho podem ser uma combinação incrível.

3. Acessórios

A pergunta que fica é como usar tubante e outros acessórios? Sempre evite acessórios no pescoço (lenços, colares ou excesso de joias). Acredite, o pescoço nu é a melhor escolha.

 

4. Roupa

Se você usar esse acessório em texturas mais grossas e mais densas, como a lã, malha de algodão ou veludo, o menos é mais. Por isso, deixe o turbante ser a atração.

É fundamental não fazer o seu turbante brigar com uma roupa mais elaborada. Mantenha o look simples, com linhas limpas e menos camadas.

Inove ao usar turbante feito por você

Se você quer estar na moda sem gastar muito, é possível usar turbante feito em casa. Para isso, você vai precisar de um lenço grande e quadrado.

Dobre o lenço para transformar o quadrado em um triângulo. Coloque a extremidade plana do centro do lenço na base da sua cabeça. A ponta central do triângulo deve passar por cima da cabeça e ficar na frente do rosto.

Enquanto isso, pegue as pontas do lenço, esquerda e direita, e faça uma cruz em sua testa. Amarre em torno da base do pescoço.

Certifique-se de amarrar apertado o suficiente para que o seu turbante fique seguro e coloque o excesso de tecido na parte inferior do lenço. Para finalizar, pegue a ponta do triângulo, que ficou na frente da cabeça, e enrole sobre a cruz formada pelas pontas do tecido. Está pronto.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!