Especialidades

Saiba o que é Mal de Parkinson e como enfrentar a doença

Por Redação Doutíssima 04/04/2015

Você sabe o que é Mal de Parkinson? Por ser de causa e cura desconhecidas, para muitos, no dia 12 de abril, Dia Nacional do Parkinson, faltam motivos para celebrar conquistas. Porém, a data reconhece a luta das pessoas acometidas pela doença e dos pesquisadores que buscam maior qualidade de vida para os pacientes.

 

Conheça mais sobre a doença que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), atinge 2% da população do planeta, e saiba de que maneira é possível amenizar os sintomas e levar uma vida próxima ao normal.

 

o que e mal de parkinson

Tremores nas mãos e músculos rígidos podem ser sintomas de Mal de Parkinson. Foto: iStock, Getty Images

O que é Mal de Parkinson: conheça os sintomas

 

Tremores nas mãos, músculos rígidos e movimentos lentos são os principais sintomas que caracterizam o que é Mal de Parkinson, doença que, baseada na estimativa da OMS, no Brasil, acomete cerca de 300 mil pessoas, a maioria com mais de 60 anos.

De causa desconhecida, o que se sabe é que os sintomas aparecem porque ocorre a falta da dopamina pela degeneração de alguns neurônios do Sistema Nervoso Central (SNC), as células dopaminérgicas. Sem elas, o neurotransmissor dos gânglios basais, que comandam as áreas do cérebro responsáveis pelos movimentos, falha.

Com isso, o controle motor fica comprometido, assim como as funções dos sistemas digestivo e urinário. Por ser uma doença progressiva, o que é Mal de Parkinson vai, gradualmente afetando a memória e o sono, além de aumentar a falta de controle sobre os movimentos. A depressão também é um sintoma que aparece em mais de 80% dos casos.

Embora os sinais pareçam evidentes, diagnosticar o que é Mal de Parkinson é como encontrar uma agulha no palheiro, uma vez que não há um exame que possa dar o resultado com precisão. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que cerca de quatro milhões de pessoas tenham a doença, porém muitas delas desconhecem.

 

mal-de-parkinson

O que é Mal de Parkinson: tratamento

 

“Já vi pessoas piorarem desta doença simplesmente por desistirem”. Essa frase marca a persistência do ator Michael J. Fox, conhecido pela trilogia De Volta Para o Futuro ao enfrentar  o que é Mal de Parkinson.

Embora a doença seja mais comum em pessoas na terceira idade, dos 53 anos do ator, os últimos 24 convivendo com a doença o fizeram ver a vida sob uma nova perspectiva.

Para isso, o canadense, em 2000, criou uma fundação que leva seu nome e tem como objetivo esclarecer a doença para as pessoas e financiar pesquisas em busca da cura e tratamentos que aumentem a qualidade de vida dos pacientes.

Independentemente de Fox ter uma boa condição financeira e à sua disposição os mais modernos meios de cuidar da saúde, pelo fato do Parkinson não ter cura, o tratamento do ator é o mesmo que o da maioria das pessoas que tem a doença. Ele é feito por meio de medicamentos e, à medida que os sintomas aumentam, as doses são ajustadas.

No Brasil, todos os pacientes têm o tratamento de maneira gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os medicamentos são oferecidos com descontos de até 90% pelo Programa Aqui Tem Farmácia Popular.

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!