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Receitas

Veja sugestões para incorporar a pasta de ricota na sua alimentação

Por Redação Doutíssima 04/04/2015

Muitas vezes, o queijo pode ser o inimigo da dieta e, por isso, a pasta de ricota é uma boa opção para quem quer perder peso. Quando falamos em queijos cremosos, então, como o saboroso cream cheese é quase um pecado.

 

Fazer uma pasta com um queijo mais leve, como a ricota, é fundamental para substituir esses tipos de queijos em várias receitas sem comprometer a sua perda de de peso. Quer saber como?

pasta de ricota

Pasta com ricota pode ser uma alternativa gostosa para recheio de sanduíches. Foto: iStock, Getty Images

Por que a ricota pode ajudar a emagrecer?

A ricota, em comparação a outros queijos, como a mussarela, o parmesão e os cremosos, como o cream cheese, possui menos gorduras e consequentemente, menos calorias.

Em sua forma tradicional, talvez não seja tão saborosa, por isso, transformá-la em uma pasta, adicionando temperos e outros ingredientes, pode dar a ela um novo sabor.

 

Esse tipo de queijo é extraído do soro do leite, razão pela qual é mais pobre em gordura quando comparado aos mais tradicionais. A ricota possui apenas 70kcal a cada 50 gramas e, além disso, ajuda a fortalecer os ossos e os dentes porque é rico em cálcio.

Outro benefício comum associado à ricota é para pessoas que buscam aumentar a sua massa muscular. Segundo um estudo da Universidade de Harvard, é recomendado que cada pessoa consuma ao menos 0,8 gramas de proteína por quilo do peso corporal. E uma porção da ricota semidesnatada possui mais de 14 gramas de proteína.

Como usar a pasta de ricota

A pasta de ricota é muito versátil. Você pode usá-la como uma entrada, assim como em diferentes pratos e sobremesas.

1. Entradas e aperitivos

Vai receber os amigos e quer uma opção de entrada ou aperitivo light? A pasta de ricota é uma deliciosa alternativa. Temperada com especiarias e outros ingredientes, como berinjela, tomate seco e passas, torna-se um ótimo acompanhamento para torradinhas e canapés.

2. Lanches

Nada melhor do que um lanchinho light para comer fora de hora. Mas, na maioria das vezes, eles podem acabar com a sua dieta. No sanduíche, por exemplo, a escolha do queijo errado adiciona muitas calorias ao seu lanche. Com a pasta de ricota, é possível manter o lanche light e gostoso.

3. Prato principal

Pensou em fazer uma abobrinha ou um tomate recheado? Logo, você imagina algo relacionado a queijo, certo? Para quem está de dieta, utilizar a pasta de ricota é uma maneira de manter a linha e fazer uma receita maravilhosa para a família.

Além disso, é possível rechear panquecas integrais, uma lasanha de berinjela e tudo mais que a sua imaginação permitir.

4. Sobremesa

Além de pratos salgados, esse creme feito com ricota também vai muito bem em sobremesas. É possível usá-lo em substituição ao creme de leite em vários doces, bem como na preparação de tortas e coberturas.

Receita de pasta de ricota

Ingredientes:

1 pote de iogurte natural

200 gramas de ricota.

Modo de Preparo:

Basta amassar a ricota e misturar com o iogurte natural. Se você quiser uma textura mais cremosa, pode processar em um mixer. Depois, basta temperar conforme o seu gosto, usando temperos, cenoura, manjericão, cebola  e o que mais você desejar.

 

 

 

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