Especialidades

Vigorexia: entenda o que leva à insatisfação com o corpo

Por Redação Doutíssima 04/04/2015

Você sabe o que é vigorexia? Também chamada de Transtorno Disfórmico Muscular, é uma doença psicológica que leva a uma insatisfação constante com o corpo.

 

A doença acomete mais os homens (entre 19 e 35 anos) do que as mulheres e os leva à prática exaustiva de exercícios físicos, buscando alcançar os padrões de beleza impostos pela sociedade.

 

Assim como a anorexia, a vigorexia distorce a visão de quem se olha no espelho, só que, ao invés de mostrar corpo, mostra refletido um sujeito franzino e fraquinho, apesar de ser forte e musculoso. Esse distúrbio de imagens leva o homem a ter sérios problemas de saúde.

 

vigorexia

Homens que são viciados em exercícios podem sofrer com um distúrbio psicológico. Foto: iStock, Getty Images

Vida de quem tem vigorexia

 

Vigoréxicos passam horas e horas nas academias, e cada vez mais aumentam a carga dos treinos. Ao mesmo tempo, insistem em uma dieta formada basicamente por proteínas, e passam a consumir suplementos sem orientação, inclusive optando pelo uso de esteroides e anabolizantes.

De acordo com um artigo de 2008 da Revista Brasileira de Psicologia do Esporte – periódico da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (Abrapesp) -, os indivíduos vigoréxicos se veem como “fracos e pequenos”, sendo que apresentam musculatura desenvolvida acima da média. Além disso, evitam exercícios aeróbicos por causa do temor de perder massa muscular.

Como o corpo que almejam (e têm, só não enxergam) é um ideal inatingível, essas pessoas tendem a desenvolver depressão, ansiedade, sentimentos de inferioridade, pela visão deformada que têm da própria aparência.

Sintomas da vigorexia

 

Os sintomas da vigorexia estão diretamente ligados à imagem negativa e distorcida que o paciente tem do próprio corpo.

 

Os que mais se sobressaem são cansaço, inapetência, insônia, ritmo cardíaco alterado mesmo em repouso, dores musculares, tremores, queda no desempenho sexual, irritabilidade, depressão, ansiedade e desinteresse por atividades que não sejam o treino.

O objetivo de chegar ao corpo perfeito reflete também na vida social e familiar do paciente, que se afasta de todos e volta sua atenção apenas para a prática de exercícios.

 

Diagnóstico e tratamento

 

A vigorexia é uma desordem emocional ainda não catalogada como um transtorno específico. Por conta disso, não foram bem estabelecidos os critérios para o diagnóstico. Em geral, são levados em conta aspectos do comportamento e a necessidade compulsiva de manter um plano de exercícios e uma dieta alimentar rígida.

O tratamento para essa disfunção envolve médico, psicoterapeuta, nutricionista, preparador físico e professores de educação física. O paciente não precisa abandonar a prática de exercícios, mas o treino deve ser orientado por profissionais.

Outra medida importante é convencê-lo a abandonar os anabolizantes e outras substâncias equivalentes, porque provocam atrofia dos testículos, disfunção erétil e infertilidade, patologias que podem ser irreversíveis.

Vigoréxicos muito raramente admitem essa condição, por isso, o diagnóstico e tratamento, quase sempre, acabam sendo instituídos tardiamente.

Como reconhecer um vigoréxico

 

Entre os comportamentos que podem ser sinais de vigorexia estão a demonstração de sentimentos de inferioridade e de insatisfação com a aparência constantes e a vergonha do corpo e necessidade de escondê-lo debaixo de roupas excessivamente largas.

Além disso, a pessoa sempre acha que está magra demais, apesar de os colegas elogiarem sua forma física. Também há a ausência de vida social, ocorrendo a troca o programa com amigos pelo treino da academia.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!