Relacionamento

Conheça e coloque em prática 5 dicas de relacionamento saudável

Por Redação Doutíssima 05/04/2015

Será que existem dicas de relacionamento que podem torná-lo melhor e mais saudável? Especialistas em comportamento humano acreditam que sim. Conhecer mais sobre como funciona a mente humana ajuda a se relacionar melhor com seu parceiro.

 

Problemas são normais em relacionamentos saudáveis, mas a chave é lutar com um propósito, e não um contra o outro.

 

Por que ter dicas de relacionamento saudável?

Muitas pessoas acham que um relacionamento saudável é um relacionamento perfeito. Isso não é verdade. Um relacionamento saudável é aquele onde os parceiros são, antes de tudo, amigos e parceiros para a vida.

dicas de relacionamento

A comunicação com o parceiro pode ajudar a manter um relacionamento saudável. Foto: iStock, Getty Images

Apesar dos problemas, eles conseguem se comunicar e resolver as adversidades da vida juntos. Problemas ajudam um relacionamento? A ciência diz que sim.

Um estudo publicado no Journal of Social and Personal Relationships, em 2014, diz que casais em relações satisfatórias que têm uma comunicação negativa são mais propensos a terem conflitos maiores, mas isso geralmente é seguido de uma solução conjunta.

 

Ou seja, por mais que existam problemas, eles fortalecem um relacionamento se resolvidos de uma forma saudável. O nível de satisfação de um parceiro com o relacionamento tende a ser forte quando o casal consegue resolver os seus problemas.E você, consegue seguir uma das melhores dicas de relacionamento: a comunicação?

 

4 dicas de relacionamento saudável

Além de aprender a gerir os problemas como um casal, e não cada um por si, existem outras dicas de relacionamento que ajudam a ter uma convivência mais feliz e saudável.

 

1. Fale cara a cara

 

Um estudo de 2007, publicado no Journal of Family Psychology, descobriu que mulheres geralmente são mais felizes quando conversam cara a cara como parceiro. Ligações, mensagens de texto e videochamada não foram associados com uma maior satisfação com o relacionamento.

 

Por isso, se você tem algo importante a dizer para seu parceiro, uma das dicas de relacionamento é: diga pessoalmente.

 

2. Quebre o ciclo negativo

 

Brigas em relacionamentos geralmente seguem um ciclo. Isso significa que um parceiro provavelmente será o crítico sobre o problema, enquanto o outro tende a se retirar do conflito. Segundo o especialista americano Douglas Tilley, 85% dos parceiros que se calam durante o conflito conjugal são homens.

 

A explicação biológica pode ser o fato do sistema cardiovascular de um homem ser mais sensível ao estresse, e, portanto, bloquear qualquer sentimento de inquietação. Se você ou seu parceiro é aquele que retira, é melhor falar e deixar o outro saber como você se sente.

 

3. Peça desculpas e aceite a responsabilidade

 

Os indivíduos altamente satisfeitos com o relacionamento são mais tolerantes porque consideram desculpas de seus parceiros como expressões sinceras de arrependimento, de acordo com um estudo de 2013, publicado no Journal of Social and Personal Relationships.

 

4. Dê espaço ao seu parceiro

 

Nunca é uma coisa ruim querer passar mais tempo com o seu amor, mas saiba que uma das dicas de relacionamento é que você e ele precisam de um pouco espaço de vez em quando.

 

Um estudo de 2013, publicado na revista Personality and Social Psychology Bulletin, revelou que os parceiros que querem mais proximidade com o outro em um relacionamento são mais propensos a serem infelizes.

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!