Qualidade de vida

Entenda a relação entre saúde e qualidade de vida

Por Redação Doutíssima 06/04/2015

Você alguma vez parou para pensar na relação entre saúde e qualidade de vida? Uma das perguntas que você deve se fazer é se um fator influencia o outro. Saiba que a resposta para esse questionamento é sim. Esse par de palavras (e conceitos) anda lado a lado na busca por uma vida digna.

 

À medida em que a longevidade vai aumentando graças aos avanços médicos, o objetivo dos seres pensantes desse planeta têm se afastado da quantidade de vida, para se fixar na saúde e qualidade de vida, até porque de nada adianta viver muito, mas não ter saúde.

 

De acordo com informações da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), saúde e qualidade de vida estão estreitamente relacionados. Isso porque a saúde contribui para melhorar a qualidade de vida, que é essencial para que uma pessoa seja saudável.

saude e qualidade de vida

Manter hábitos saudáveis e de lazer podem ajudar a ter uma vida com qualidade. Foto: iStock, Getty Images

Por que saúde e qualidade de vida são importantes?

Qualidade de vida é um termo subjetivo e multidimensional, e inclui não só as características positivas da vida, mas também as negativas. É uma condição sutil que reflete os eventos da existência: a perda de um emprego, uma doença ou algum problema que  pode mudar a definição drasticamente.

Embora difícil de ser avaliada a clareza do conceito, ele é extremamente importante, especialmente para trabalhadores da área médica, que precisam levar em conta a saúde e qualidade de vida ao considerarem intervenções para a manutenção da vida de pacientes gravemente doentes.

 

Qualidade de vida na teoria

Teoricamente, poderíamos dizer que qualidade de vida engloba a satisfação com a vida, que é subjetiva e pode mudar.

Além de fatores multidimensionais que incluem saúde física, satisfação psicológica, independência pessoal, bem-estar familiar, educação, crença religiosa, senso de otimismo, serviços e transporte local, emprego, relacionamentos sociais, moradia e o ambiente em que se vive.

Também entram na relação perspectivas culturais, valores, expectativas pessoais e objetivos em relação ao que se espera da vida, bem-estar físico, mental e social, além do nosso nível de aceitação da situação atual, bem como a capacidade de limitar os pensamentos e emoções negativas em relação a essa situação.

 

Dicas para conquistar a saúde e qualidade de vida  

Algumas atitudes podem ajudar a viver com saúde e qualidade de vida. Confira:

1 .Mantenha hábitos saudáveis

Isso inclui não fumar, beber moderadamente, evitar ambientes com ruídos intensos e se expor ao sol sem proteção.

2. Pratique uma atividade física

Isso melhora sua condição física, dá mais disposição, ajuda a controlar hipertensão, diabetes e colesterol alto, diminuindo o estresse, a depressão e o isolamento.

3. Tenha um sono adequado

Dormir bem ajuda a manter o corpo em bom funcionamento.

4. Tenha atividades de lazer

Passeie, vá ao cinema, ao teatro, viaje, faça amigos e dance. Faça o que te dá prazer.

5. Sexualidade

Mantenha a sexualidade, sem valorizar apenas o ato sexual. Lembre-se que o contato e o afeto são muito importantes.

6. Tenha metas e objetivos na vida

Programe o seu futuro. Participe de decisões pessoais, familiares e sociais.

7. Não deixe de ter atividades intelectuais

Leia muito, faça cursos, atualize-se, esteja por dentro dos assuntos que acontecem no mundo.

8. Tenha fé

Acredite em alguma coisa, cultive a espiritualidade. Isso pode ajudar a manter o equilíbrio mental.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!