Especialidades

Saúde do homem: saiba quais são os cuidados em cada fase da vida

Por Redação Doutíssima 06/04/2015

Ao contrário das mulheres, os homens não costumam procurar especialistas para saber como o organismo está. Essa afirmação sobre a saúde do homem é embasada em um estudo que preocupa sobre o assunto. O alerta da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) aponta, ainda, que eles não só não buscam ajuda, como desconhecem aspectos de sua saúde.

 

A pesquisa de 2013 foi feita com cinco mil homens em seis capitais brasileiras, em parceria com a Bayer Healthcare Pharmaceuticals. Dados mostram que 44% deles nunca passaram por uma consulta com um urologista. As dúvidas e busca de auxílio quando se trata da saúde do homem, quando ocorrem, estão relacionadas a questões sexuais.

saude do homem

Muitos homens só procuram por ajuda médica quando existem problemas sexuais. Foto: iStock, Getty Images

Saúde do homem vai além do desempenho sexual

A busca por ajuda médica puramente por preocupação com seu desempenho sexual parece ser o único aspecto a ser levado em conta na saúde do homem, por três motivos, basicamente, como explica o urologista Augusto Barbosa Reis, membro do departamento de Reprodução Humana da SBU.

A primeira causa que pode afetar a saúde do homem tem origem psicológica, sem problemas de saúde orgânicos. “Em grande parte destas situações, o homem sente-se inseguro frente à oportunidade de um encontro sexual, gerando um quadro chamado de ansiedade de desempenho”, diz Reis.

 

O segundo motivo envolve fatores orgânicos, como envelhecimento, doenças, como o diabetes e a hipertensão arterial e maus hábitos de vida.

 

A terceira situação, prossegue Reis, mescla as duas anteriores. “São homens com disfunção erétil leve, mas que, devido à falta de informação do seu problema, podem desenvolver um quadro psicológico de temor de falha nas relações sexuais”, completa o urologista.

Tudo isso, afirma o médico, é uma questão cultural que está envolvida na disfunção erétil de origem psicogênica, a falsa ideia de que todo homem é infalível durante uma relação sexual.

 

Saúde do homem nas diferentes faixas etárias

O urologista reforça que é imprescindível que a saúde do homem seja uma prioridade desde muito cedo. Abaixo, confira os principais aspectos que devem ser levados em conta segundo a idade quando se trata da saúde masculina.

1. Aos 20

É comum a disfunção erétil psicogênica, muitas vezes, por falta de conhecimento do corpo e das respostas sexuais. Um grupo de risco nesta faixa são pacientes saqueados de trauma raquimedular e de diabetes juvenil, que iniciam a disfunção erétil muito precocemente.

2. Aos 30

As causas são semelhantes as da década anterior, mas aqui os cuidados com a saúde podem refletir na preservação da qualidade de ereção no futuro. Evitar uso de drogas recreativas lícitas, como álcool e cigarro. Priorize a boa alimentação e o combate aos hábitos sedentários.

3. Aos 40

A disfunção erétil orgânica de intensidade leve a moderada já pode ser detectada em 50% dos indivíduos. Portanto, o controle com o urologista torna-se importante para tentar detectar as causas da disfunção erétil e iniciar os tratamentos e cuidados o quanto antes.

4. Aos 50

Nessa faixa de idade, a causa orgânica é a mais comum. Torna-se importante também como sinalizador de saúde, pois homens com diabetes e que apresentem disfunção erétil têm um risco quase dobrado de apresentarem um infarto agudo do miocárdio.

5. Na terceira idade

A prevalência da disfunção erétil aumenta em quantidade e intensidade. A principal causa está envolvida com o próprio envelhecimento. Mas hoje existem vários tratamentos que auxiliam esses homens a manterem uma vida sexual ativa.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!