Especialidades

Dia Mundial de Combate ao Câncer: uma data para refletir

Por Redação Doutíssima 07/04/2015

O Dia Mundial de Combate ao Câncer, que é lembrado em 8 de abril, é um marco de reflexão. Trata-se de oportunidade de conscientização a respeito da importância de investir em pesquisa e tecnologia contra a doença. O mundo ainda aguarda a descoberta da cura e a busca de tratamentos menos invasivos para pacientes portadores de diferentes tipos de tumor.

 

A data serve também de meio de alerta à população, uma vez que grande parte dos tumores ocorrem por causas evitáveis e que uma vida saudável ainda é o melhor meio de prevenção.

 

Alerta no Dia Mundial de Combate ao Câncer

É quase uma regra: a maioria das pessoas conhece alguém que já enfrentou o câncer. Os números da doença são alarmantes e crescem a cada ano. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 500 mil brasileiros terão diagnóstico de algum tumor ao longo de 2015.

dia-mundial-de-combate-ao-cancer

Ciência ainda concentra esforços para identificar a cura do câncer. Foto: iStock, Getty Images

Os novos casos devem contabilizar 180 mil de câncer de pele, 69 mil de próstata, 57 mil de mama, 33 mil de cólon e reto e 27 mil de pulmão, o que reforça a importância do Dia Mundial de Combate ao Câncer servir como momento de reflexão e foco na prevenção.

 

Os dados são baseados em estimativas de incidência mundial, o que pode variar conforme o país ou até mesmo estado e município.

Cerca de 80% das causas de câncer estão relacionadas a fatores externos, como tabagismo, exposição ao sol, má alimentação, meio de vida ou causas genéticas.

 

Combate aos diferentes tipos de câncer

1. Câncer de pele

Ele costuma acontecer quando há um crescimento fora do comum das células da pele. No Dia Mundial de Combate ao Câncer, é frequentemente lembrado por ser a mais comum entre as neoplasias. Costuma acometer a população adulta, de pele clara e, segundo o Inca, corresponde a 25% dos tumores malignos diagnosticados.

2. Câncer de próstata

No Brasil, esse é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Costuma atingir homens com mais de 60 anos. Seus riscos aumentam se o indivíduo for obeso ou consumir frequentemente alimentos ricos em gordura animal.

O exame de PSA e o de toque retal ainda são as melhores maneiras de detectar alteração na próstata e, assim, evitar o câncer.

3. Câncer de cólon e reto

O tipo colorretal se localiza no cólon, reto ou canal anal. Em geral, tem inicio na camada superficial do revestimento do intestino até chegar em camadas mais profundas. Muitas pessoas que desenvolvem essa neoplasia têm mais de 50 anos.

4. Câncer de pulmão

O câncer de pulmão é um dos mais letais porque não apresenta sintomas nos primeiros estágios e só é descoberto quando está em fase avançada. Por ser um dos cânceres que poderiam ser evitados, no Dia Mundial de Combate ao Câncer, serve de alerta para os tabagistas, que são acometidos pela doença em 90% dos casos.

5. Câncer de mama

É um dos tumores mais comuns nas mulheres do mundo inteiro,  correspondendo a 22% de novos casos de tumores todos os anos. Porém, um dos mais fáceis de detectar e, consequentemente, se tratado na fase inicial, aumenta-se a chance de cura em até 100%.

No Dia Mundial de Combate ao Câncer, o foco da campanha é sempre a importância do autoexame, já que a detecção pode ser feita pela própria paciente. Ao confirmar a presença de algum nódulo, o médico indica exames complementares e o tratamento começa imediatamente.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!