Cabelos

Escova de aminoácidos é promessa de fios lisos sem chapinha

Por Redação Doutíssima 07/04/2015

Para quem deseja ter cabelos lisos, a novidade da vez é a escova de aminoácidos. A indústria cosmética atendeu a vontade de muitas mulheres de terem um cabelo liso por mais tempo, o que antes era possível apenas com a chapinha.

 

Até então, muitas das técnicas utilizavam formol, uma substância prejudicial à saúde, o que não acontece com essa técnica inovadora à base de aminoácidos. Entretanto, como qualquer outro tipo de alisamento, existem riscos. Quer saber quais são eles?

escova de aminoacidos

Técnica de alisamento utiliza aminoácidos para deixar o cabelo mais maleável. Foto: iStock, Getty Images

O que são aminoácidos?

Os aminoácidos – compostos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio – servem como matéria-prima para a proteína. O cabelo é formado por 65 a 90% de proteínas.

Dos 23 tipos de aminoácidos totais, cinco deles – arginina, cistina, cisteína, lisina e metionina – particularmente incentivam uma melhor saúde dos fios.

Como a escova de aminoácidos funciona?

Enquanto o corpo produz naturalmente alguns tipos de aminoácidos, é possível recorrer a esse procedimento para repor essas substâncias nos fios dos cabelos. Os aminoácidos podem acabar com o frizz, reduzir o volume e tornar o cabelo muito mais maleável. Além disso, é capaz de ter um efeito de blindagem nos fios, protegendo-os de agentes externos.

No entanto, o grande diferencial em relação a outros tratamentos definitivos para alisar o cabelo é que a escova de aminoácidos não é permanente. Ou seja, ela vai sair de forma gradual conforme o tempo.

Em outros tipos de “escovas milagrosas”, é preciso esperar o cabelo crescer ou reaplicar o produto para não ficar com a raiz volumosa e as pontas do cabelo lisas.

Além disso, a escova de aminoácidos pode ser usada por pessoas de todos os tipos de cabelo, e até mesmo em mulheres grávidas, desde que elas tenham autorização médica.

Como é o procedimento?

A aplicação da técnica da escova de aminoácidos é semelhante a outras técnicas. O procedimento é igual para todos os tipos de cabelo, porém, o tempo de pausa dessa escova pode variar. Primeiro, é feita uma lavagem do cabelo com um shampoo antirresíduos, para preparar os fios para a aplicação dos produtos à base de aminoácidos.

Depois, o cabelo é seco antes de aplicar o creme à base de aminoácidos, antes da escova e da chapinha. Uma diferença das progressivas tradicionais é que o cabelo é lavado ainda no salão de beleza.

O tempo de duração depende do seu tipo de cabelo e de quais são os seus cuidados com os fios. Porém, a escova de aminoácidos dura, em média, de três a quatro meses.

 

Escova de aminoácidos: existe algum perigo?

O tratamento de aminoácidos é uma alternativa para ter cabelos bonitos e saudáveis, além do efeito liso. Para isso, todavia, algumas marcas usam outras substâncias, como o glutaraldeído.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o aminoácido por si só não é capaz de alisar os fios, portanto, as marcas acabam incluindo outras substâncias na fórmula,  que podem arriscar a saúde do profissional e da cliente.

De acordo com dermatologistas, o glutaraldeído é capaz de causar queimação e ardência nos olhos, bem como danificar os cabelos. Da mesma forma que o formol, essa substância está associada a um aumento no risco de câncer. Por isso, você deve procurar um cabeleireiro de sua confiança para ter certeza dos produtos que serão usados em seu cabelo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!