Dica do Nutricionista

Ciência aponta como prevenir o Mal de Alzheimer através de dieta

Por Redação Doutíssima 08/04/2015

A alimentação saudável pode curar e até evitar determinadas doenças. Nos Estados Unidos, pesquisadores descobriram como prevenir o mal de Alzheimer apenas escolhendo bem os alimentos.

A descoberta pode iluminar estudos que ainda procuram a causa e a cura desse mal que, segundo a Associação Brasileira de Alzheimer, atinge cerca de 35,6 milhões de pessoas no mundo inteiro.

 

como prevenir o Mal de Alzheimer

Dieta que pode evitar o Alzheimer é tema de um estudo recente. Foto: iStock, Getty Images

Como prevenir o mal de Alzheimer: a pesquisa

 

Uma dieta que pode evitar o Alzheimer é o tema de um estudo recente na luta contra a doença. Em experimentos, a chamada Mind Diet provou reduzir em 53% o risco da doença naqueles que seguiram rigorosamente as recomendações e 35% nos que aderiram parcialmente.

Os cientistas da Rush University Medical Center e Centro de Doença de Alzheimer, de Chicago, nos Estados Unidos, pesquisaram como prevenir o mal de Alzheimer por meio de uma alimentação que contenha grãos saudáveis, legumes, feijão, aves e peixes e menos carne vermelha, manteiga e alimentos de fast food.

Os pesquisadores analisaram, entre 2004 e 2013, os questionários alimentares de 923 homens e mulheres com idades dentre 58 e 98 anos. Desses, em cinco anos, 144 desenvolveram a doença. Aqueles que seguiram o plano alimentar se tornaram menos propensos a ter Alzheimer do que os demais.

Como prevenir o mal de Alzheimer pela alimentação

A dieta une os princípios da conhecida Dieta do Mediterrâneo (Mediterranean-type diet) e uma dieta específica para evitar a hipertensão (DASH). A junção recebeu, em inglês, o nome de Mediterranean-DASH Intervention for Neurodegenerative Delay (MIND), algo como Intervenção Mediterrânea-DASH para Atrasos Neurodegenerativos.

Separadamente, ambas possuem propriedades que ajudam a prevenir o mal de Alzheimer, porém, de acordo com a pesquisa publicada em março no periódico Alzheimer & Dementia, somente a união correta das duas auxiliam de maneira eficaz contra a doença.

Embora os pesquisadores afirmem que nunca é tarde para começar a dieta, os resultados das pesquisas que determinam como prevenir o mal de Alzheimer mostram que, quanto mais cedo a pessoa aderir à nova alimentação, mais estará protegida do mal de Alzheimer.

A dieta que auxilia a prevenir o mal de Alzheimer possui 10 alimentos considerados saudáveis por serem essenciais para o funcionamento do cérebro, como vegetais de folhas verdes, frutas, grãos, cereais integrais, peixe, aves, azeite e vinho.

 

como-prevenir-o-alzheimer

Consumo de folhas verdes pode ajudar na prevenção do Alzheimer. Foto: iStock, Getty Images

 

Ela também conta com cinco itens que, por serem prejudiciais, devem ser evitados. As carnes vermelhas, a manteiga e margarina, o queijo, bolos e doces, as frituras e qualquer alimento referente a fast foods precisam ficar fora do cardápio.

A boa notícia é que, mesmo que as dietas separadamente sejam bastante rigorosas quanto ao consumo de alguns alimentos, a combinação delas é menos exigente. A orientação na dieta MIND é que a pessoa consuma uma salada e um vegetal, uma taça de vinho diariamente e três porções de alimentos integrais, no mínimo, por dia.

Vegetais ricos em óleo como lanche e inclusão de feijão em uma das refeições associado ao consumo de frango e frutas vermelhas pelo menos uma vez por semana completam a dieta.

O mirtilo é uma das frutas recomendadas no plano alimentar. Muito popular no mundo inteiro, o cultivo é pouco explorado no Brasil, o que é uma pena. Isso porque é um dos alimentos mais eficazes na proteção do cérebro por ter propriedades oxidantes.

Porém, o morango, facilmente encontrado em terras brasileiras, se mostrou essencialmente positiva na dieta e imprescindível para os resultados.

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!