Exercícios

Veja 8 benefícios da corrida que você precisa aproveitar

Por Redação Doutíssima 08/04/2015

Você se exercita com frequência, gosta de atividades ao ar livre e prefere um treino de maior intensidade do que a caminhada. Fica claro que você tem um perfil de corredor, mas será que sabe como alcançar os benefícios da corrida?

 

Segundo um estudo realizado pela Universidade do Estado de Iowa, nos Estados Unidos, a velocidade, a distância e a frequência com que a pessoa pratica exercícios nem sempre são fatores determinantes para obter tudo o que a prática oferece. Mas o que faz a diferença? A resposta é bem simples: o hábito.

beneficios da corrida

O hábito de praticar corrida pode afastar os efeitos do sedentarismo da sua vida. Foto: iStock, Getty Images

5  benefícios da corrida para o dia a dia

Confira a lista de curiosidades que ajudarão você a entender melhor essa modalidade.

 

1. Alongamento

 

A corrida traz benefícios físicos e mentais, fortalecendo os músculos e aliviando o estresse do indivíduo. Por isso, é importante saber mais sobre o alongamento dos músculos.

O alongamento deve ser feito antes do início do exercício. Quando realizado após a corrida, pode aumentar as microlesões. Essas lesões são responsáveis pelo desconforto muscular sentido no dia seguinte.

2. Perda de peso

Correr de agasalho não ajuda na eliminação de gordura. Apenas faz com que o corpo fique desidratado e é essa perda de água que é vista na balança.

A água regula o funcionamento cardiovascular que é exigido durante o exercício. Ou seja, mantenha-se sempre hidratado, elimine as gorduras de forma saudável e desfrute dos benefícios da corrida com segurança.

3. Falar durante a corrida

Deve-se ou não falar durante a corrida? Segundo a cardiologista e médica do esporte do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Silvana Vertematti, falar enquanto corre atrapalha.

 

É que a prática acaba por interferir na respiração e tirar a concentração dos movimentos executados. A corrida exige foco e concentração e isso resulta em uma consciência corporal maior.

4. Músculos

Muitos mitos cercam a corrida e um deles indica que essa atividade física deixa os seios e o bumbum caídos. Não é verdade.

 

Em razão desse exercício ser uma atividade de impacto, entre os benefícios da corrida estão o fortalecimento muscular e aumento da densidade óssea.

5. Exercício frequente

Ainda com base na pesquisa realizada pela Universidade do Estado de Iowa, correr semanalmente menos de 50 minutos e distância menor que nove quilômetros reduz o risco de mortalidade. A corrida diminui, por exemplo, a chance de você morrer por uma doença cardíaca.

 

Quer saber mais? Manter o hábito da corrida por um longo período de tempo, mesmo que sejam 10  minutos por dia, diminui os riscos de morte precoce, além de estimular a memória.

 

 beneficios-da-corrida

3 benefícios da corrida para o organismo

Confira alguns benefícios que o seu organismo obtém com a prática da corrida.

1. Sono

Entre os benefícios da corrida, está a melhora da qualidade do sono. Essa melhora ajuda a evitar a ingestão de remédios que induzem ao sono.

2. Metabolismo

Correr em jejum não ajuda a emagrecer e prejudica a saúde, atrapalhando o funcionamento do metabolismo. Manter uma alimentação regulada e equilibrada é importante, pois, assim, a corrida é benéfica e há melhor recuperação muscular.

 

3. Sedentarismo

A corrida combate os efeitos negativos do sedentarismo sobre o corpo, inclusive prevenindo a ocorrência de cãibras, que são uma contração muscular súbita e dolorosa que acontece por falta de potássio.

Depois de conferir os benefícios da corrida, o que você está esperando para começar?

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!