Estética

Bolsa nos olhos: veja como enfrentar esse problema

Por Redação Doutíssima 09/04/2015

Ter bolsa nos olhos é comum com o passar da idade, já que a perda da elasticidade da pele e do tônus ​​muscular ao redor deles é inevitável à medida que envelhecemos. A gordura que ajuda a suportar os olhos acaba se movendo para as pálpebras inferiores, resultando em inchaço.

Geralmente, a bolsa nos olhos é apenas uma preocupação estética e não um sinal de uma condição médica grave. Alguns remédios caseiros ajudam a melhorar a aparência de bolsas sob os olhos, mas, se o inchaço for persistente ou gerar incômodo excessivo, é interessante buscar um aconselhamento médico.

Bolsa nos olhos

Envelhecimento e noites insones são algumas das causas da bolsa nos olhos. Foto: iStock, Getty Images

Envelhecimento causa bolsa nos olhos

Conforme você envelhece, as estruturas dos tecidos e dos músculos que apoiam as suas pálpebras enfraquecem. A pele, então, começa a ficar flácida e a gordura que normalmente permanece ao redor do olho pode se mover e formar uma bolsa. Essa é a principal causa da bolsa nos olhos.

No entanto, também é possível que isso ocorra em razão do acúmulo de líquidos, que torna a área do olho mais inchada. Além disso, outros fatores também são capazes de contribuir, como o choro e o estresse excessivo, a hereditariedade, a dermatite, as alterações hormonais no corpo, as mudança no clima, a sinusite, a ressaca, a má alimentação, a falta de sono e alguma reação alérgica.

Para ajudar a reduzir a aparência de inchaço, considere começar a ter pelo menos oito horas de um bom sono, todas as noites. Além disso, beba bastante líquidos, especialmente água, que ajudará a manter o tom da pele firme por mais tempo.

 

Tente restringir a cafeína, que pode provocar inchaço. É válido, ainda, usar menos sal em sua comida, além de evitar alimentos com alto teor de sódio.

Essas são apenas alguns exemplos, já que a prevenção efetiva da bolsa nos olhos vai depender da causa do problema.

Como acabar com a bolsa nos olhos

Existem muitos métodos caseiros para eliminar a bolsa nos olhos. Aplicar compressas frias por alguns minutos, logo que você sair da cama de manhã, é um exemplo. Isso irá melhorar sua circulação sanguínea e é eficaz para reduzir o inchaço devido à retenção de líquidos. Você também pode usar colheres de metal colocadas na geladeira durante a noite.

Usar saquinhos de chá de camomila ou chá verde também são ótimas opções. As propriedades medicinais desses chás são um excelente remédio para o inchaço ou as olheiras. Figos e pepinos, quando aplicados diretamente no local, podem ajudar.

 

Além disso, dormir com a  cabeça elevada, quando possível, e tratar alergias sazonais com anti-histamínicos, são medidas que amenizam o problema.

bolsa nos olhos

Rodelas de pepino podem amenizar o efeito do inchaço nos olhos. Foto: iStock, Getty Images

E quando isso não for suficiente?

Existem alguns métodos, que envolvem o uso de cosméticos, que são realizados apenas por um dermatologista. Entre eles, as injeções de ácido hialurônico, que impulsionam o colágeno e dão ao seu olhar uma aparência jovem.

Outra opção é a blefaroplastia, cirurgia que utiliza um laser para remover o excesso de pele onde estão os depósitos de gordura acumulados. O procedimento é realizado em uma hora e leva menos de uma semana para se recuperar totalmente.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!