Estética

Tatuagem 3D é opção pra reconstituir mamas após câncer

Por Redação Doutíssima 10/04/2015

Para quem acha que tatuagem é apenas um recurso com foco na aparência, pode se surpreender ao descobrir seu apelo estético e também para a saúde e autoestima. Estamos falando da tatuagem 3D, uma opção para mulheres que sofreram com câncer de mama, foram submetidas à mastectomia e tiveram que reconstruir o seio.

 

Através desse método, é possível fazer um retrato quase perfeito da aréola e do mamilo, detalhes que não são contemplados na cirurgia de reconstrução mamária e que influenciam na autoestima da mulher.

tatuagem-3d

Tatuagem 3D é alternativa pra reconstituir mamas após câncer. Foto: iStock, Getty Images

De acordo com um artigo de Ana Márcia Sanches de Almeida Vianna, publicado na revista Estudos de Psicologia, de Campinas, em 2004, 80% das mulheres que realizam procedimentos de reconstrução de mama possuem, no pós-operatório, a mesma percepção sobre a cirurgia que tinham anteriormente.

 

Isso significa que, mesmo com os seios reconstruídos, elas continuam receosas quanto à diminuição de interesse do parceiro e ao pessimismo da recuperação. É aí que aparece a relevância da tatuagem 3D.

 

Como é feita a tatuagem 3D?

A cirurgia de reconstrução das mamas consegue recriar o tamanho e a forma original do seio da paciente, mas não a aréola e o mamilo. Para ter esses detalhes, até então, as mulheres precisavam recorrer a outra cirurgia, possibilidade descartada por muitas delas, que não tinham vontade de se submeter ao método e ao estresse psicológico de outro procedimento invasivo, muito menos adquirir novas cicatrizes.

A vantagem da tatuagem 3D, que vem conquistando adeptas no mundo todo, é que se trata de um método bem simples e nada invasivo. Tanto que pode ser feito em um estúdio de tatuagem, por um tatuador, e não necessariamente um cirurgião plástico.

O tatuador faz a medição da proporção dos seios e delineia o contorno da aréola. Esse desenho, então, é preenchido com um mix de pigmentos. O grande segredo, dizem os especialistas, é acertar o tom da aréola – pode ser café com leite, salmão ou marrom claro. Depois de duas horas, a “paciente” já está pronta para ir para a casa.

Resultados da tatuagem 3D

A tatuagem 3D consegue recriar, com exatidão, a aréola e o mamilo das mulheres que decidem recorrer ao método. Com algumas técnicas adicionais, que envolvem a aplicação de sombra e luz, é possível até mesmo retratar os tubérculos de Montgomery, que são os minúsculos caroços que contornam a aréola.

De acordo com os especialistas, os resultados da tatuagem 3D duram até dez anos. É, sem dúvida alguma, uma opção para melhorar a autoestima das mulheres que se submeteram à mastectomia e à reconstrução das mamas.

Procedimento é sucesso no mundo todo

A tatuagem 3D, por causa de sua simplicidade, vem ganhando adeptas ao redor do mundo todo. Nos Estados Unidos, um dos precursores do método e talvez uma das maiores autoridades para falar dele é Vinnie Myers, dono do estúdio “Little Vinnie’s Tatoos”.

Em entrevista ao jornal americano New York Times, ele deu informações que mostram como a técnica se popularizou. Segundo o tatuador, desde 2001, quando começou a fazer a tatuagem 3D, foram mais de 5 mil procedimentos.

 

Inclusive, há casos de mulheres que viajaram de lugares bem distantes, como a Índia, para consultar com ele. O sucesso foi tanto que, em 2010, Vinnie decidiu que não trabalharia com outro tipo de tatuagem.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!